Blog da Rede de Inovação no Setor Público

30 de dez. de 2015

Startup que fiscaliza ações do governo foi premiada pelo BID




"Quando há algum problema no bairro – um buraco na rua, uma queda de poste, um encanamento quebrado –, é de entendimento geral dos brasileiros que ele irá demorar para ser resolvido. Se essa demanda realmente for solucionada, será após muito trabalho de comunicação entre cidadãos e órgãos públicos.

Essa foi uma deficiência que Gustavo Maia, Bruno Aracaty e Paulo Pandolfi perceberam em 2012, após trabalharem com marketing político digital nas eleições para a prefeitura de São Paulo. “Queríamos construir uma ponte melhor entre candidatos e pessoas, solucionando o problema de comunicação e gestão nos governos. Conhecíamos alguns gestores públicos, por exemplo, que não conseguiam pegar a demanda da população e transformá-la em uma ação estruturada”, afirma Maia. As reclamações na internet estavam muito pulverizadas e isso dificultava e identificação das questões.


Juntando-se ao sócio Josemando Sobral, que trabalha na área de tecnologia, os empreendedores fundaram no ano seguinte a startup Colab, espécie de rede social com uma timeline para cada órgão público (veja uma entrevista feita logo no início do serviço). Nesse perfil, é possível que os moradores falem com o governo e vice-versa, trocando reclamações e iniciativas. A ideia deu tão certo que ganhou uma premiação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na categoria de “Startups com Maior Impacto Social de 2015” (o prêmio foi dividido com a colombiana 1Doc3).


A premiação ocorreu na semana passada (*), em cerimônia realizada em Washington (EUA), após uma disputa entre 200 startups de 19 países. Os empreendedores brasileiros também receberam o prêmio de “Startup com Maior Potencial Global de Alcance”, pela RedEmprendia, apoiada pelo Santander.

..."

Leia o artigo completo em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/startup-que-fiscaliza-acoes-do-governo-e-premiada-pelo-bid#2

* matéria publicada por Mariana Fonseca, da EXAME.com, em 09/10/2015.

← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário