Blog da Rede de Inovação no Setor Público

23 de fev. de 2017

Sincriação?




Por algum motivo, essa tal de "cocriação" me dá um certo calafrio. Não pelo que representa, mas pela forma como soa: dá um arrepio na espinha esse negócio de "cocri" - será que é só comigo?!

A palavra cocriação é um anglicismo, vindo da palavra co-creation, cujo significado é "ferramenta de gestão ou estratégia econômica que busca unir diversos atores, como uma empresa e um grupo de clientes, para produzir conjuntamente um resultado mutuamente benéfico."

Os autores indianos  da Universidade de Harvard C. K. Prahalad e Venkat Ramaswamy popularizaram o conceito de cocriação em seu artigo "Co-Opting Customer Competence (Cooptando a competência do cliente)" publicado em 2000, na Harvard Business Review. 
O termo cocriação começou a ser utilizado de forma mais intensa a partir de 2004, desde o lançamento do best-seller 'The Future of Competition: Co-Creating Unique Value With Customers" (traduzido para o português como o "O Futuro da Competição", ) também escrito por Prahalad e Ramaswamy, que disseminou o conceito mundialmente. Eles ainda são considerados a principal referência mundial no tema.
Apesar do seu uso consagrado em português, a palavra cocriação pode ser considerada um cacófono, uma dissonância resultante da combinação não harmoniosa dos elementos acústicos da palavra.
Nesse sentido, uma possível inovação linguística seria utilizar o termo sincriação, mais melódico, que faz uso do prefixo de origem grega sin, que pode significar união, como na palavra sincretismo, ou simultaneidade, como em sincronia.
A língua portuguesa, apesar da sua riqueza, não costuma ter defensores árduos da sua pureza, como a língua francesa, por exemplo. Todavia, o português brasileiro, comparativamente ao lusitano é conhecido pela sua maior suavidade, soando de forma mais agradável aos ouvidos dos que não o entendem. 
Por que não contribuir para manter essa tradição, fazendo bom uso de um hibridismo, criando de forma inovadora (ou nem tanto) uma palavra melódica com o prefixo grego sin e o latim creatio?
Vamos sincriar?
← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário