Blog da Rede de Inovação no Setor Público

11 de out. de 2016

Breve relato da Oficina de Inovação realizada pela CGU e INOVA



Durante os dias 29 e 30 de setembro de 2016, no Espaço Inovatio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), foi realizada a Oficina “RUMOS INOVADORES DA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO +10 anos”, em alusão ao aniversário de criação da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). A Oficina foi organizada pela própria Secretaria e pelo Departamento de Modernização da Gestão Pública – INOVA da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que acompanhou todo o processo de planejamento e de execução da Oficina, colaborando com a cessão de facilitadores e com as metodologias de “design thinking” utilizadas, especialmente adaptadas à gestão pública.
A Oficina foi planejada para promover o encontro entre servidores, dirigentes e colaboradores externos da CGU e propiciar o intercâmbio de ideias e projetos. Os participantes foram divididos em 6 grupos e apresentaram 6 soluções para os problemas apresentados ao final da Oficina, sendo que essas ideias já estão sendo melhor detalhadas e serão incorporadas ao Planejamento da Secretaria para 2017.
O sucesso da Oficina deveu-se especialmente ao engajamento dos participantes e colaboradores externos, que foram apenas convidados e não “convocados”, como em processos tradicionais, o que deu mais liberdade para todos. Além disso, o altíssimo grau de dedicação e profissionalismo dos facilitadores do INOVA, com pleno domínio das metodologias utilizadas foi o diferencial para a “subida de patamar” da inovação em nossa Secretaria. A partir desta Oficina, a utilização das metodologias de “design thinking” em nossos projetos e programas e a construção permanente de um ambiente propício à inovação ficaram enraizadas em nossa cultura organizacional.
O futuro a Deus pertence, mas também pertence àqueles que o constroem. Com esta Oficina de Inovação, a Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção quer construir seu próprio futuro para os próximos 10 anos.   Pretendemos continuar com esta parceria com o INOVA do Ministério do Planejamento para futuros projetos, colaborar mais com a Rede de Inovação no Setor Público, além de dar continuidade ao desenvolvimento das ideias e soluções inovadoras surgidas a partir desta Oficina.
← Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Foi uma delícia participar desse processo com vcs, Jorge! Sigamos aprendendo juntos! ;)

    ResponderExcluir