Blog da Rede de Inovação no Setor Público

9 de jun. de 2016

Anvisa promove curso de inovação com participação da Rede InovaGov



Na semana passada foi realizado o curso Inovação no Setor Público: Teoria e Métodos, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria  com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A capacitação foi direcionada para gestores e lideranças da Anvisa e contou com a participação de integrantes da Rede de Inovação em Serviços Públicos (InovaGov), tendo como instrutores o professor Bruno Queiroz Cunha, doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) no Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o professor Pedro Cavalcante, doutor em Ciência Política pela UnB com estágio de doutorando (Doutorado-Sanduíche) realizado na University of California - San Diego (UCSD). 

A iniciativa também contou com apoio da equipe do Inova, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), e cumpriu um papel importante para o Projeto-Piloto da Fábrica de Ideias. "Excelente", "Instigante", "Provocativa" e "Revigorante" foram palavras utilizadas pelos participantes para descrever a experiência, que passou pela abordagem teórica da inovação até a utilização de métodos inovadores para melhoria dos serviços públicos prestados pela Anvisa, a partir dos objetivos estratégicos da Agência.


Semana que vem a Anvisa inicia a 2ª Turma do Programa de Formação Aplicada (PFA) de 2016, seguindo a programação de atividades do Projeto-Piloto da Fábrica de Ideias. O PFA é realizado desde 2014 como fruto da cooperação técnica firmada entre a Agência e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e tem como o objetivo desenvolver capacidades para analisar os impactos das ações regulatórias nos setores industriais regulados, fomentar o pensamento crítico sobre os processos de trabalho desenvolvidos na Agência, bem como habilidades necessárias para proposição de ações de melhoria da regulação.

Este ano o Programa foi integrado ao Projeto-Piloto da Fábrica de Ideias, incorporando a abordagem de inovação por meio de novas práticas e métodos de resolução de problemas. A expectativa é que mais 30 servidores tenham contato com essas ferramentas e possam ajudar a desenvolver uma cultura de inovação no ambiente corporativo para melhoria dos serviços prestados pela Agência. 


Confira a "selfie" do curso e veja também a matéria publicada no site da Enap.









← Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário: