Blog da Rede de Inovação no Setor Público

19 de mai. de 2016

Encontro da Rede InovaGov: fique por dentro do que está acontecendo




Aconteceu ontem pela manhã o Encontro da Rede InovaGov para apresentação e socialização dos trabalhos realizados e definição de próximos passos. O encontro iniciou-se com um delicioso café da manhã e, logo depois, foram realizadas as falas de boas-vindas do do novo Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Gleisson Rubin), do novo Presidente da Enap (Paulo Marques) e da representante da Delegação da União Europeia no Brasil (Cristina Carvalho).

O Secretário de Gestão destacou a importância de uma discussão qualificada sobre o tema inovação na gestão pública, tendo em vista que o assunto está na agenda de vários governos no mundo. Existe hoje a compreensão de que certas práticas não funcionam mais, pois o cidadão espera, cada vez mais, a oferta de autosserviços, aumento da presença virtual do Estado e respostas rápidas. Ressaltou também que, em 15 dias, terão início as obras para instalação do Laboratório de Inovação em Governo - G.Nova - na Enap, estando a conclusão prevista para 45 dias.
Posteriormente, o Diretor de Modernização da Gestão (Luis Felipe Monteiro) exibiu o vídeo TED Talks - "How to start a movement", para ilustrar o papel da rede como líder em inovação no setor público e realizou uma breve apresentação sobre a estruturação da Rede de Inovação.



Para assistir ao vídeo com legendas, visite a plataforma TED ou clique aqui

Conheça o que está sendo realizado no âmbito dos 5 projetos mobilizadores apresentado: 

1) Plataforma: mapeamento nas organizações da Rede que possuem plataformas online voltadas ao tema inovação; avaliação da possibilidade de convergência entre elas; levantamento de necessidades de cada integrante; desenvolvimento da plataforma para Rede InovaGov.

2) Estudos e pesquisas: grupo de pesquisa formalizado no CNPq, fontes de financiamento, agenda de eventos, TD em congressos, banco de dados Concurso Inovação, projeto Índice de Inovação, Projeto Coletânea (livro) e sistematização da literatura.

3) Metodologia para inovação: Ferramentas a serem utilizadas: mapa da empatia, quadro de jornada da experiência do usuário, quadro de redesenho da jornada do usuário, gerenciamento de processos, quadro de projetos.

4) Articulação de iniciativas e programas para inovação: estudo e discussões dos conceitos que gravitam em torno da temática (Caderno ENAP); oficina de co-criação (junho/2016) que objetivará propor reformulações e novos formatos à 21ª edição do Concurso Inovação – agosto de 2016; protótipos em MVP.

5) Alianças público-privadas para geração de valor público: compras e encomendas para a Inovação, mecanismos de co-criação com a sociedade, catálogo e difusão de iniciativas e troca de Experiências; parcerias com investimento social privado; benchmarking empresarial.
Por fim, Luanna Roncaratti, Gerente de Projeto do Inova/MP, agradeceu a todos pela presença e reafirmou a continuidade da Rede, bem como dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por cada grupo responsável pelos Desafios Mobilizadores. Gledson Pompeu, Assessor de Inovação do TCU, anunciou o evento a ser realizado pelo órgão para a Rede no mês de junho. Tarcilena Polisseni, Gerente de Projeto do Inova/MP, falou sobre a proposta que está sendo desenhada para a 2ª Semana de Inovação em Gestão Pública, prevista para 17 a 21 de outubro de 2016, convidando a Rede para participar da co-criação do evento-conceito.
← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário