Blog da Rede de Inovação no Setor Público

13 de abr. de 2016

INOVA/MP REALIZA OFICINA DE DESIGN THINKING




Nos dias 7 e 8 do mês corrente foi realizada, nas dependências da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Oficina de Design Thinking para criação de soluções para o melhor atendimento em Libras nos serviços públicos federais. A atividade é resultado de uma bem sucedida parceria entre a Escola, a Diretoria de Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Inova/MP) e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SNPD/MMIRDH).

A Oficina contou com a participação de pessoas surdas, de usuárias de serviços públicos e de servidores públicos que atuam nas áreas de inclusão de pessoas com deficiência e de tecnologia da informação em diferentes órgãos e entidades públicas federais, a exemplo da Caixa, do INSS e da Receita Federal.

Os participantes foram distribuídos em 4 grupos de trabalho constituídos por diferentes perfis socio-profissionais e cada grupo, sob a facilitação de técnicos do INOVA/MP, se dedicou ao trabalho de criação coletiva de soluções  ao desafio de atender adequadamente às pessoas surdas, usuárias de Libras (Língua Brasileira de Sinais), nos serviços disponibilizados pelo governo federal.

A Oficina foi conduzida pelo coordenador do INOVA/MP, Felipe Itaborahy, e pela coordenadora-geral de Gestão da Informação e do Conhecimento da Enap, Andrea Andrade, recebendo um feedback positivo do conjunto dos participantes e do demandante das soluções desenhadas.

Sua realização constituiu uma primeira e importante experiência em direção à estruturação e testagem das metodologias de trabalho que farão parte do futuro Laboratório de Inovação em Gestão do governo federal, projeto do Inova em parceria com a Enap, e com o apoio do governo da Dinamarca e seu MindLab.

← Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Grande trabalho com uma equipe excelente! Parabéns a todos! Espero que frutifiquem muitos resultados!

    ResponderExcluir