Blog da Rede de Inovação no Setor Público

28 de mar. de 2016

Encontro marca criação da Rede de Inovação no Setor Público





Integrantes definiram os primeiros projetos que serão desenvolvidos na área

Representantes de dezesseis órgãos do Poder Executivo Federal participaram nesta segunda-feira (28) do 1º Encontro da Rede Inovação no Setor Público. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), organizou o evento para a apresentação dos integrantes da rede e para definição e priorização de temas dos projetos sobre inovação no setor público.

 


A Rede foi criada para integrar e estimular a troca de conhecimentos, de experiências e para identificar boas práticas entre organizações do setor público, privado, acadêmico e da sociedade civil sobre a temática inovação no setor público e encontra-se permanentemente aberta para a adesão de outras instituições (inova@planejamento.gov.br).



 
  

 

A primeira atividade realizada pelos participantes do encontro foi a identificação dos motivos que os levariam a se engajar, ou não, à Rede. O objetivo dessa atividade foi o levantamento dos fatores de atração inerentes ao modelo de funcionamento que está sendo proposto, identificando os interesses dos participantes e abrindo caminho para o fortalecimento da Rede. Do mesmo modo, a identificação dos riscos de engajamento percebidos, é essencial para que possam ser adotadas estratégias de mitigação, mantendo o interesse e o envolvimento dos participantes.




A segunda atividade conduzida teve como foco a definição de projetos centrais para a Rede, o levantamento dos interesses de cada órgão e a priorização dos projetos, tais como estudos e pesquisas sobre restrições à inovação, avaliação de custos e impactos sociais de projetos de inovação, programa de capacitação para servidores, entre outros. Um passo importante será a criação de plataforma online para interessados no tema compartilharem os projetos, produtos e experiências na área.


Durante os trabalhos foram abordados alguns aspectos sobre a Rede, tais como a percepção da Rede como algo fluído, em construção, que visa conectar pessoas com interesses comuns, o Blog como instrumento para essa conexão, além da ênfase no papel do Ministério do Planejamento como facilitador nas articulações iniciais da Rede.
  
Ao final, foi realizado um sorteio de 05 vagas para o curso “Inovação no Setor Público: Teoria e Métodos” que será promovido pela ANVISA, em parceria com o INOVA e a ENAP, entre os dias 02 e 06 de maio de 2016. Os órgãos contemplados com as vagas foram a CGU, a ENAP, o MP/STI, o MTPS e o CJF.




O próximo encontro da Rede de Inovação no Setor Público foi agendado para o final de abril, momento em que haverá a apresentação e será pactuado o escopo de cada projeto.
  
A Rede contará com o apoio do laboratório de inovação, que será um espaço físico de inspiração e criatividade, para redesenho de serviços públicos e desenvolvimento de projetos.

← Anterior Proxima  → Página inicial

4 comentários:

  1. Legal! Quero participar do próximo encontro!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos! O evento foi maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Sim! O encontro foi massa! #juntosSomosMelhores

    ResponderExcluir
  4. Senhores,


    No I Encontro do INOVA, realizado na ENAP no dia 28/03/2016, foram sorteadas 5 vagas para o curso de Design Thinking promovido pela Anvisa.


    Favor encaminharem o prospecto com a ementa e o cronograma de execução do curso.


    Obrigado.


    Wellington Luiz Barbosa

    Analista em Tecnologia da Informação

    Coordenação-Geral de Inovação em Tecnologia da Informação

    Secretaria de Tecnologia da Informação

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

    ResponderExcluir