Blog da Rede de Inovação no Setor Público

4 de mai. de 2016

Dia do Empreendedor na UDF Centro Universitário



Ontem, 03/05/2016, o INOVA participou da palestra “Empreendedorismo no Setor Público – Modernização da Gestão, Inovação e Incentivos” no UDF Centro Universitário localizado na 704/904 da Asa Sul – Brasília – DF, a convite do Professor Elder Linton do curso de Gestão Pública.

A palestra fez parte de uma série de eventos realizada no UDF no âmbito do Dia do Profissional Empreendedor e contou com a presença de aproximadamente 65 alunos.

O Diretor Luis Felipe apresentou algumas inovações que vêm ocorrendo no governo federal e dispôs do auxílio do servidor Vitor Fachini para a aplicação de duas ferramentas do Design Thinking com o objetivo de demonstrar aos alunos as novas formas de resolução de problemas que a Administração Pública Federal vem adotando.

Após apresentar o cenário global de conectividade, mobilidade e acesso a serviços públicos, o Diretor elencou para os participantes algumas das ações inovadoras do governo federal como por exemplo os sites públicos serviços.gov.br e o dados.gov.br. Em seguida, apresentou o InovaApps do Ministério das Comunicações que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas. Dentre outros, também foi lembrado o Inovativa Brasil do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio que é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil.


No âmbito do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os alunos conheceram a iniciativa StartupGov que envolve um conjunto de atividades com o objetivo de aproximar governo de especialistas ligados ao ecossistema de startups, com vistas à formação de rede e discussão de ideias e possibilidades para futuras parcerias, para resolução de questões ligadas ao interesse público. 

Por fim, os alunos conheceram a parceria do Ministério do Planejamento e Enap com o Mindlab. 

Para quebrar o clima de palestra e colocar os alunos com a mão na massa e apresentar-lhes um pouco das práticas de Design Thinking que vem sido utilizadas pelos órgãos federais, os estudantes foram convidados a utilizar as ferramentas Personas e Jornada do usuário com foco no desafio apresentado: “Qual a melhor forma de selecionar profissionais para o serviço público? ”. 






Apesar do curto espaço de tempo, a experiência foi riquíssima e os alunos conseguiram compreender que a forma de se pensar em soluções para o serviço público e para o cidadão deve sempre ser a de compreender profundamente quais são as reais necessidades, desejos e dificuldades do cidadão que é o objetivo maior da existência de qualquer governo.

Da parte do INOVA ficam os agradecimentos pela dedicação de todos e a vontade de trazer cada vez mais a academia para perto de nossos trabalhos.

Para mais informações sobre o Dia do Profissional Empreendedor realizado pela UDF acesse http://www.udf.edu.br/noticias/dia-do-profissional-empreendedor-participe/






← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário