Blog da Rede de Inovação no Setor Público

30 de jan. de 2017

Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (resenha)



Design Thinking” (“Change by Design”, no original) já foi citado aqui no blog da Rede InovaGov e agora trago uma resenha deste livro escrito por Tim Brown.



O Design Thinking (DT) tem se tornado nos últimos anos um termo cada vez mais associado à inovação (tanto no setor privado e também com experiências no setor público), sendo tratado como uma metodologia para a criação de novas ideias.  No entanto, ainda há muita mistificação sobre o DT, como a exigência de conhecimentos específicos em design ou “ser criativo” e até questionamentos sobre o Design Thinking não apresentar nada de realmente novo, sendo apenas a “modinha da vez”. Neste contexto, o livro “Design Thinking” de Tim Brown é uma leitura muito interessante sobre o assunto. Como entusiasta do Design Thinking e CEO da IDEO – empresa notável pelo uso e popularização da abordagem – o autor, Tim Brown, de fato não apresenta uma visão neutra sobre o DT. Ao contrário, o livro busca apresentar o Design Thinking como uma abordagem que pode levar à novas experiências e produtos inovadores em virtualmente qualquer área, de novos produtos que podem gerar lucros para grandes empresas até inovação social.  Mais do que um processo ou método, o Design Thinking é uma forma diferente de se olhar o mundo ao seu redor, repensar problemas primeiro e só então buscar soluções inovadoras.

O livro é dividido em duas partes: a primeira, “O que é design thinking?”, é dedicada a apresentar e explicar os elementos fundamentais da abordagem. Um aspecto crucial do Design Thinking é que o seu foco deve ser as pessoas, isto é, uma solução criada pelo DT deve ser capaz de resolver um problema das pessoas ou ser capaz de criar uma nova experiência para pessoas. Por esse motivo, a empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – é um dos seus elementos essenciais. Os outros dois são a colaboração (compartilhar ideias e perspectivas para o surgimento de insights e ideias, envolvendo ativamente não apenas os projetistas, mas também outros stakeholders no processo, como os próprios clientes) e a experimentação (representada pela prototipagem e pelo princípio de que é importante testar protótipos diversas vezes para se descobrir falhas e erros e aprender com eles). Uma outra característica do Design Thinking é o uso de ciclos de pensamento divergente e convergente como forma de se refletir sobre contextos e situações e promover a redefinição de problemas e soluções.  Há de observar que embora o aspecto da desejabilidade pelas pessoas seja o ponto de partida do DT, a solução final deve também levar em consideração a viabilidade financeira e a possibilidade técnica. 

A segunda parte do livro, “E agora, para onde vamos?”, destaca o potencial transformador do Design Thinking por meio de diversos exemplos da aplicação da metodologia, seja como abordagem sistemática à inovação empresarial ou na promoção de inovação social, provocando mudanças organizacionais e também comportamentais.

Dito isso, cabe observar que o livro não é um guia ou material didático para aplicação prática do Design Thinking, e que quem for procurar o livro com esse objetivo provavelmente se decepcionará. O livro é abarrotado de exemplos de sucesso sobre o uso do Design Thinking – muitos casos são de clientes da IDEO  –, mas eles são apresentados de forma a destacar os princípios e elementos da abordagem, não de serem verdadeiros estudos de caso. Por fim, não se deixe enganar pelo texto da quarta capa da edição brasileira do livro “Design Thinking”: este não é um “guia para líderes criativos que buscam propor o design thinking em todas as facetas de suas organizações”. O próprio Tim Brown deixa bem claro no prefácio à edição brasileira que um dos objetivos do livro é “persudiar [o leitor] independentemente de sua profissão ou da função que desempenha, de que o design thinking pode ser aplicado aos desafios de negócios que todos nós enfrentamos todos os dias”.


Título: Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias
Título original: Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation
Autores: Tim Brown

Edição brasileira: Elsevier Editora, 2010. 249 páginas.
← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário