O Inova/Seges/MP participou, pela primeira vez e falando pelo Brasil, da Reunião anual do grupo de representantes nacionais do Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O evento internacional foi realizado entre 02 e 04 de maio em Paris e a participação da equipe brasileira deu-se de forma inédita por videoconferência, sendo o único país a utilizar o recurso entre os mais de 20 países no evento.
Segundo o Diretor de Modernização Luis Felipe Monteiro, o convide da OCDE deu-se em virtude das ações implementadas pelo governo brasileiro desde 2015 no tema da inovação como a o Laboratório de Inovação em conjunto com a Enap, a articulação da Rede de Inovação "InovaGov" com outros 20 órgãos da esfera federal e a realização da Semana de Inovação em Gestão Pública realizada em dezembro de 2015 pelo Ministério do Planejamento, Enap e TCU.

No dia 02/05 foi realizada a "Expert Roundtable on Risk and Innovation", com a participação de diversos países. Um dos aspectos de destaque foi a discussão sobre a necessidade de se transformar a incerteza em risco, pois riscos podem ser analisados e mitigados, enquanto incerteza diz respeito a fatores pouco conhecidos. Outra reflexão importante foi o fato de, apesar de um dos princípios do Design Thinking ser errar frequentemente e errar cedo, no serviço público, se você fizer isso, corre o risco de não ter mais a oportunidade de tentar de novo. Uma das possibilidades para contornar isso é o feriado normativo, ou seja, a criação de mecanismos legais que permitam desafiar a determinados dispositivos para inovar.
No dia 03/05, durante o encontro "Group of National Contact Points - GONCP", 23 países apresentaram sucintamente suas principais ações na área de inovação no setor público, como governo aberto, dados abertos, portais, aplicativos e outros. Luanna Roncaratti apresentou algumas experiências do governo brasileiro, como o Laboratório de Inovação em Governo, a Rede de Inovação no Setor Público (InovaGov) e a Semana de Inovação em Gestão Pública.
Na oportunidade, a OCDE convidou os países presentes para registrarem as experiências relatadas no site do Observatório de Inovação no Setor no Público. Aproveite a oportunidade e registre as inovações da sua instituição!
Innovate or die!
0 comentários:
Postar um comentário