Blog da Rede de Inovação no Setor Público

29 de jun. de 2017

A inovação no setor público começa pelas pessoas


Em artigo publicado esta semana no blog do Nesta, Eddie Copeland defende que iniciativas que visam reformas do setor público não devem priorizar apenas a narrativa do governo digital. Se iniciarmos as conversas sobre mudanças no setor público a partir da tecnologia, surgem três consequências negativas: 1) você passa uma mensagem para os políticos/líderes/gestores públicos de que suas experiências não são relevantes e de que os especialistas em tecnologia encontrarão soluções para os seus problemas; 2) a reforma do setor público não pode ser simplesmente delegada ao departamento de TI; e 3) muitas vezes acabamos parando em novas ferramentas digitais para as mesmas velhas maneiras de trabalhar.

Então, por onde devemos começamos a pensar a inovação no setor público? A primeira pergunta deve ser: como você quer trabalhar? Isto é, como fazer uso mais inteligente das pessoas?
A segunda pergunta é: quais dados você precisa para trabalhar dessa maneira?
A terceira questão - a pergunta final - é: que tecnologia você precisa para lhe dar esses dados para que você possa trabalhar dessa maneira?

Também é importante fazer uso mais inteligente das pessoas em termos de geração de novas ideias. Muitas vezes, as pessoas com melhor compreensão dos problemas e das soluções prováveis ​​são as que trabalham no próprio setor público. Muitas vezes é daí que vêm os inovadores!

Resumindo, a inovação no setor público envolve uma combinação de se fazer uso mais inteligente de pessoas, dados e tecnologia. A ordem dos fatores, nesse caso, é importante: as pessoas devem vir primeiro - a tecnologia é o facilitador, e não o condutor do processo. Então, vamos começar a pensar sobre como podemos fazer uso mais inteligente de indivíduos dentro e fora do setor público - aproveitando seu tempo, ideias e produtos para fomentar uma verdadeira inovação no governo.

27 de jun. de 2017

Toolkit de experimentação


Se você é pesquisador ou trabalha com políticas públicas e procura inspiração para novas ideias, saiba que o Innovation Growth Lab (IGL) desenvolveu um conjunto de ferramentas para mostrar como a adoção de uma abordagem experimental pode ser usada para tornar as políticas mais efetivas.

Os profissionais podem usar o toolkit como um guia passo a passo para o desenvolvimento e implementação de ensaios randomizados controlados. O conjunto de ferramentas também contém dicas sobre como avaliar a adequação do tópico e a viabilidade do teste, além de fornecer conselhos práticos sobre medição e avaliação.
Confira as dicas da equipe da IGL sobre o toolkit!

26 de jun. de 2017

12 de jun. de 2017

3º Bytes de IoT



Você está convidado a participar da pesquisa "Mapa Brasileiro de IoT”, que tem por objetivo mapear as empresas que ofertam tecnologias, produtos, serviços e soluções de IoT no BrasilA pesquisa faz parte do "Bytes de IoT", canal de divulgação de informações e pesquisas relacionadas com o tema de Internet das Coisas. 

O "Bytes de IoT" é uma iniciativa do MCTIC e BNDES para engajar a sociedade e coletar insumos que serão usados no Plano Nacional de IoT e no estudo Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil. A presente pesquisa ficará aberta até o dia 16/06/17.  Sua participação levará menos de 10 minutos e será de grande importância para o estudo! 

Para responder a pesquisa "Mapa Brasileiro de IoT " clique aqui, ou copie e cole o seguinte link no seu navegador web: http://esurveydesigns.com/wix/p48871844.aspx 

Novos interessados em participar do grupo
 de engajamento digital "Bytes de IoT", podem inscrever-se clicando 
aqui, ou copiando e colando o seguinte link no seu navegador web:http://esurveydesigns.com/wix/p48753763.aspx 

9 de jun. de 2017

Lançada a versão on-line do Toolkit de Design Thinking para Governo



Dentre as estratégias do Laboratório de Inovação do TCU - coLAB-i - na disseminação do Design Thinking (DT) estão o apoio a projetos, a facilitação de oficinas, a capacitação de servidores e o desenvolvimento de um kit de ferramentas.  
  
Depois da versão impressa, agora é a vez da versão on-line do Toolkit de Design Thinking para Governo ser lançada!

A proposta do toolkit é explicar as fases do DT e apresentar suas principais ferramentas. Para cada uma delas são exibidos o objetivo, o tempo, a equipe, os materiais/recursos necessários e os pontos de atenção para o facilitador, além do passo a passo para sua aplicação.

O kit traz ainda dinâmicas, que podem ser utilizadas nas atividades para quebrar o gelo, integrar os participantes, elevar a energia do grupo e exemplificar conceitos.

A ideia é espalhar o conceito por todo o Governo e não só no TCU. O material foi concebido para disseminar os princípios e ferramentas do design, de modo a serem aplicados em toda a Administração Pública como instrumento de empoderamento das instituições no uso de DT. A iniciativa é um estímulo à construção de soluções “fora da caixa”, na busca de inovação e melhoria na prestação dos serviços públicos.

8 de jun. de 2017

Convite para o 2º encontro do Desafio Mobilizador de Profissionalização do Servidor Público!



O Grupo de Trabalho do Desafio Mobilizador de Profissionalização do Servidor Público realizará o seu 2º encontro no dia 19 de junho de 2017 às 14h no edifício sede da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC ( Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C - Ed. Parque Cidade Corporate Torre A - 5º andar - sala 5F).

Neste encontro serão debatidas questões sobre as necessidades de formação e qualificação de inovadores no setor público e também compartilhar estratégias e experiências para capacitação. 

Para mais detalhes sobre a pauta da reunião e os debates anteriores, envie um e-mail para gtgc.sgp@anac.gov.br

Vamos inovar juntos e formar novos inovadores para o setor público!

5 de jun. de 2017

ANAC convida para a palestra “Tendências de Tecnologia e Inovação”


No dia 14 de junho de 2017, a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC promoverá a palestra “Tendências de Tecnologia e Inovação”, das 10h às 11h, no Auditório do Edifício Sede em Brasília/DF (Setor Comercial Sul Quadra 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate - Torre A)
A palestra será ministrada pelo advogado, administrador e consultor especialista em governo digital, Ademir Milton Piccoli. Ele abordará as principais tendências de tecnologia e inovação, o conceito de organizações exponenciais, mostrando cases, discutindo o impacto nos negócios, e, principalmente, conduzindo uma reflexão sobre quem queremos ser neste cenário de mudança. 
Os participantes que desejem receber certificados de participação devem se inscrever no Portal de Capacitação  da ANAC até o dia 12 de junho. 
O evento faz parte da Iniciativa InovANAC e busca proporcionar aos colaboradores da ANAC a oportunidade de compartilhamento de conhecimentos e experiências no campo da inovação, além de promover o valor institucional “Incentivamos a Inovação”.
← Anterior Proxima  → Página inicial