Blog da Rede de Inovação no Setor Público

9 de jun. de 2017

Lançada a versão on-line do Toolkit de Design Thinking para Governo




Dentre as estratégias do Laboratório de Inovação do TCU - coLAB-i - na disseminação do Design Thinking (DT) estão o apoio a projetos, a facilitação de oficinas, a capacitação de servidores e o desenvolvimento de um kit de ferramentas.  
  
Depois da versão impressa, agora é a vez da versão on-line do Toolkit de Design Thinking para Governo ser lançada!

A proposta do toolkit é explicar as fases do DT e apresentar suas principais ferramentas. Para cada uma delas são exibidos o objetivo, o tempo, a equipe, os materiais/recursos necessários e os pontos de atenção para o facilitador, além do passo a passo para sua aplicação.

O kit traz ainda dinâmicas, que podem ser utilizadas nas atividades para quebrar o gelo, integrar os participantes, elevar a energia do grupo e exemplificar conceitos.

A ideia é espalhar o conceito por todo o Governo e não só no TCU. O material foi concebido para disseminar os princípios e ferramentas do design, de modo a serem aplicados em toda a Administração Pública como instrumento de empoderamento das instituições no uso de DT. A iniciativa é um estímulo à construção de soluções “fora da caixa”, na busca de inovação e melhoria na prestação dos serviços públicos.
← Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Muito bacana termos o toolkit de inovação do TCU aberto. Vejo uma oportunidade de usar uma das ferramentas agora em evento, mas onde estão os canvas associados? Não encontrei, Podem me ajudar? :)
    Por exemplo: http://portal.tcu.gov.br/inovaTCU/toolkitTellus/index.html
    Fala-se em "Percorra a planilha de Definição de Problema". Onde conseguimos o modelo usado. Há outros template disponíveis?

    ResponderExcluir
  2. Faltou: Estou falando da Matriz de (re)definição de problema ;)

    ResponderExcluir