Blog da Rede de Inovação no Setor Público

24 de ago. de 2016

Bem vindo, G.NOVA! Governo Federal inaugura laboratório especializado em inovação no setor público




Em resposta à crescente demanda para acelerar o processo de inovação nas políticas públicas, nas atividades administrativas e nos serviços públicos oferecidos ao cidadão, o governo federal inaugurou, nesta quarta-feira (17), o Laboratório de Inovação em Governo (G.Nova). O projeto é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
O G.Nova foi criado para a incentivar a criatividade e a imersão de servidores e colaboradores no desenho de projetos. No espaço, que irá funcionar na Enap, serão oferecidas oficinas de cocriação, além de grupos de trabalho e outras formas de parcerias voltadas para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Para o ministro do Planejamento Interino, Dyogo Oliveira, é neste ambiente que o Estado brasileiro poderá testar, validar e acelerar soluções que tragam, para cidadãos e empresas, iniciativas rápidas, econômicas e efetivas para os problemas do cotidiano. “Nossa preocupação diária é construir uma cultura voltada para a inovação, para a simplificação e para a articulação de projetos de alto impacto, que resultem em redução do tempo de entrega de soluções ao cidadão”, afirmou.
Estão previstas ações como estudos e pesquisas sobre restrições à inovação, avaliação de custos de impactos sociais de projetos de inovação, programa de capacitação para servidores em metodologias de inovação e a constituição de uma base de apoio à implementação de governo digital. Serão priorizadas experiências que tornem a relação entre governo e sociedade mais eficiente, e que busquem desburocratizar o relacionamento com a iniciativa privada.
“As capacitações contribuirão para a formação de servidores públicos aptos a tratar as grandes questões contemporâneas que impactam o governo federal e a repensar os meios pelos quais ele oferece seus serviços, a partir de uma visão voltada para a sociedade”, disse o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do MP, Luis Felipe Monteiro.
O objetivo do espaço é auxiliar na construção e difusão de uma cultura permanente de inovação no setor público e na ampliação da eficiência e efetividade de processos, serviços e políticas públicas voltadas aos cidadãos.

Parceria Brasil-Dinamarca 
A construção do G.Nova é uma das medidas pactuadas no Memorando de Entendimento assinado em março de 2016 entre os dois países, com o objetivo de desenvolver iniciativas para aumentar a eficiência e a transparência do serviço público. O governo dinamarquês dará apoio e suporte técnico a experiências que tornem a relação entre governo e sociedade mais eficiente.
Com experiência na área de tecnologia da informação voltada para negócios, a Dinamarca compartilhará conhecimentos para construção de políticas sobre soluções digitais. O país ocupa 1º lugar no ranking internacional de transparência governamental e 3º em ambiente para fazer negócios, segundo relatório do Banco Mundial.
A Dinamarca tem um laboratório – MindLab – que desenvolve, desde 2002, projetos que inspiram criatividade e colaboração na gestão pública. O trabalho envolve cidadãos e empresas, com o intuito de trazer para dentro do governo a perspectiva da sociedade, utilizando protótipos para testar, ajustar e desenvolver novas soluções.

← Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Bom dia! Gostaria de parabenizar o MP e a Enap pela inauguração do laboratório de inovação na administração pública. É fundamental a inserção da inovação na adm pública porém não só com base na estrutura de inovação da administração privada, mas sim com o foco e a forma singulares da administração pública. Espero que possam abrir o canal de inovação não somente com empresas, mas principalmente e primeiramente com os servidores públicos.

    ResponderExcluir