Blog da Rede de Inovação no Setor Público

30 de mai. de 2016

Blockchain, criptomoedas e governança




Com a chegada de criptomoedas como o Bitcoin, todos ao redor do mundo podem negociar uns com os outros, sem qualquer envolvimento de um intermediário tradicional, como bancos, intermediadores de pagamento ou árbitros. A tecnologia por trás do Bitcoin que torna tudo isso possível - o Blockchain - garante que as funções essenciais do "intermediário confiável", sejam totalmente automatizadas pela internet. Assim, essas funções são livremente acessíveis, disponíveis e programáveis, assim como a própria internet.

Diferente de modelos representativos tradicionais de governança, em que o sistema de auditoria e análise de balanços são feitos por terceiros, a contabilidade do Bitcoin é distribuída diretamente e exercida por toda a rede, sob a forma de consenso. Isso remove pontos únicos de falha e proporciona uma segurança bem melhor que os sistemas existentes.

A animação abaixo explica como isso funciona, além de mostrar outras aplicações práticas.



 


Ainda não entendeu direito? Que tal participar do inovaDay sobre o tema? O evento, promovido IGovSP, acontecerá em 3 de junho. Para saber mais, clique aqui. Lembramos que o evento será transmitido ao vivo pelo site: www.igovsp.net/inovaday/ao-vivo



← Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Acho uma ótima ideia trazer alguém para a Semana! O tema realmente promete, né?

    ResponderExcluir