Blog da Rede de Inovação no Setor Público

18 de abr. de 2016

Por que seu chefe odeia quando você pede permissão para inovar?









Quando você pede ao chefe permissão para inovar, o que você está dizendo na verdade é: se der errado, a culpa e sua; se der certo, o crédito é meu. Logo, claro que o seu chefe não te deixa fazer o que você quer, pois ele tem muito mais a perder do que ganhar. 

Pessoas que estão em posições diferentes na empresa/órgão têm objetivos diferentes, e isso afeta a forma como a inovação é percebida por cada um. Na maioria das vezes, o objetivo dos gerentes é manter as atividades funcionando, sem disrupções. Eles têm menos interesse em correr riscos. Já as pessoas de mais alto escalão têm interesse não só em manter o negócio, mas também fazê-lo crescer e evoluir. É a diferença entre a mentalidade de gerência e a mentalidade de liderança. 

Então, o que você pode fazer para conseguir a permissão do seu chefe?

1) Envolva-o na discussão: Não pense na liderança como pessoas que simplesmente dizem sim ou não, ou é isso que ela vai se tornar. Envolva-a no desenvolvimento da ideia, não só criticando, mas também acrescentando e refinando suas sugestões.

2) Diminua o risco percebido: As ideias normalmente começam de forma bruta, e precisam ser refinadas por meio de experimentação e feedback. Então, em vez de pedir permissão para desenvolver uma ideia, informe seu chefe de que, com pouco orçamento e em pouco tempo, é possível ter uma noção de se a ideia irá funcionar ou não. 

3) Escolha o momento certo de abordá-lo: Seu chefe precisa estar receptivo a novas ideias. Não adianta abordá-lo no momento em que ele está "apagando um incêndio", porque essa não será uma prioridade para ele.

← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário