Blog da Rede de Inovação no Setor Público

15 de abr. de 2016

Não basta ter boas ideias, mas elas são fundamentais





Há mais de 50 anos, em artigo na revista Harvard Business Review, o economista e guru do marketing Theodore Levitt afirmava, categoricamente: criatividade não é suficiente! Ideias são inúteis a não ser que sejam usadas, pois a prova de seu valor está na implementação. Também é dele a explicação simples, e ao mesmo tempo brilhante, sobre a relação entre ideias e inovação: “criatividade é pensar coisas novas; inovação é fazer coisas novas”.

Infelizmente, muitas vezes ficamos só no mundo das ideias, pensando em maneiras para tornar nossas atividades no trabalho mais eficientes, nossas auditorias mais eficazes, ou mesmo nossas vidas pessoais mais agradáveis ou bem sucedidas. No momento seguinte, descartamos essas ideias e voltamos à rotina do dia a dia. Como disse Einstein certa vez, insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes...

Portanto, as mudanças – sejam elas grandes inovações ou pequenas melhorias – não acontecem sem a iniciativa de colocar novas ideias em prática. Porém, antes disso é preciso ter as ideias e, se possível, as melhores que sejam aplicáveis ao problema que se precisa resolver.

Um exemplo: aqueles que moram em grandes cidades já se acostumaram a contar com o aplicativo Waze para dizer qual o caminho mais rápido para chegar a determinado destino, fugindo assim dos locais de maior trânsito. E que tal se, antes de sair de casa para ir ao banco, um aplicativo pudesse nos dizer qual agência tem filas menores? Parece uma boa proposta para otimizar o atendimento aos clientes, mas como surgem ideias assim?

 De acordo com Ken Robinson, especialista britânico em educação e criatividade, todos nascemos com uma capacidade extraordinária de imaginar, de criar ideias abstratas, porém usamos apenas uma fração desse talento, dentre outros motivos, pela falta de oportunidade ou de atitude de aplicar essa capacidade a casos concretos.

É por esse motivo que as empresas têm recorrido, cada vez mais, à promoção de concursos e outras iniciativas para estimular a apresentação de ideias inovadoras para solução de desafios prioritários. Trata-se de aproveitar o velho ditado de que “duas cabeças pensam melhor do que uma” e, assim, tentar fazer com que todas as cabeças pensem juntas, seja de forma restrita aos funcionários da empresa, ou aberta para toda a sociedade.

Voltando ao nosso exemplo, a ideia do aplicativo que indica as agências com menores filas foi a vencedora do Prêmio Pensa BB, realizado pelo Banco do Brasil em 2015 e que coletou mais de 3 mil sugestões envolvendo 10 desafios de negócio priorizados pela diretoria do banco. Dessas, 58 foram selecionadas e estão sendo implementadas – afinal, para inovar é necessário que a criatividade seja seguida da execução.

Vale ressaltar que concursos dessa natureza, para fomentar a apresentação de ideias inovadoras, não são exclusivas do setor privado ou de empresas públicas, como o Banco do Brasil. Como exemplos, podemos citar a Procuradoria-Geral Federal da Advocacia-Geral da União, que possui uma Fábrica de Ideias em operação desde 2014, bem como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que acaba de lançar sua própria iniciativa, por coincidência, com o mesmo nome adotado pela AGU.

E você, o que acha, essa parece uma boa ideia para buscar soluções para os desafios da sua instituição, ou do setor público em geral? Sabemos que a criação de um banco de ideias foi uma das sugestões incluídas no projeto de construção de uma plataforma da rede de inovação, então que tal aproveitarmos os inúmeros talentos que temos na rede e começarmos a pensar coletivamente sobre o assunto?

Fica, então, o desafio: como implementar um programa contínuo de incentivo à apresentação de ideias inovadoras para melhoria das atividades do setor público? Enquanto não temos uma plataforma específica para isso, deixem suas ideias (ou colaborem sobre as ideias dos outros) no espaço de comentários do blog logo abaixo.
← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário