Blog da Rede de Inovação no Setor Público

23 de mar. de 2016

Missão à Dinamarca - Parte I: Portas abertas para novos projetos!





 Entre os dias 07 e 11 do mês de março, uma missão formada por servidores do MP/Inova e da Enap esteve em Copenhagen, a convite do governo dinamarquês, para intercâmbio de experiências e conhecimento do MindLab, o laboratório de inovação em gestão do governo dinamarquês, em funcionamento desde 2002, além de outros projetos e iniciativas de sucesso nas temáticas da inovação e digitalização de serviços públicos.

Os trabalhos começaram no dia 07 com uma visita à Autoridade de Negócios Dinamarquesa para apresentação de estratégias de governo digital e iniciativas de simplificação normativa para a redução da burocracia na prestação de serviços pelo governo. No segundo dia da missão, os servidores brasileiros  estiveram no MindLab e foram apresentados a  seu staff, conhecendo a forma de trabalhar de um dos Laboratórios de Inovação em Gestão mais bem sucedidos do mundo, além de se reunirem com servidores do Ministério de Negócios e Desenvolvimento para troca de experiências.

No dia 09, diversas reuniões foram realizadas com órgãos de governo, setor privado e fornecedores de serviços para apresentação de soluções inovadoras, como os projetos NemID e eBoks, respectivamente de identificação virtual e caixa segura de mensagens para comunicação de governo e cidadãos. O agradável clima do dia 10 foi propício à movimentação pela cidade para as visitas do grupo aos projetos State of Green e DOLL Lab, iniciativas de sustentabilidade e cidades inteligentes de destaque no país.

Por fim, o último dia da viagem foi destinado à realização de um workshop com a participação das equipes dos governos brasileiro e dinamarquês, para discussão de um programa de cooperação em setores estratégicos entre os dois governos, coroada pela assinatura do Memorando de Entendimento entre os senhores Ministros do Planejamento, Valdir Simão, e de Negócios e Desenvolvimento do Reino da Dinamarca, Troels Poulsen, no último dia 16.

A viagem foi extremamente produtiva e recompensadora. A Dinamarca é um país encantador com pessoas receptivas e dedicadas aos seus trabalhos. Ao examinar os projetos e iniciativas apresentadas, constatamos que os desafios presentes e tecnologia disponível para solucioná-los não são muito diferentes das encontradas por nós brasileiros. Fica a certeza de que bons projetos e equipes motivadas para implementá-los podem fazer uma enorme diferença na resolução de problemas e prestação de serviços públicos, e também que a cooperação com o governo dinamarquês será bastante benéfica para todas as partes envolvidas. 

Fique ligado! Na próxima quarta feira o relato continuará no post: Missão à Dinamarca – Parte II: Inovação e design por todos os lados (Relato por fotos)

 
← Anterior Proxima  → Página inicial