Blog da Rede de Inovação no Setor Público

3 de jun. de 2015

Glossário de inovação



Os últimos dias, desde minha volta, têm sido de imersão total no mundo da inovação. Nesse percurso, me deparei com um monte de expressões e com uma sopa de letrinhas que não conhecia. Fui montando, para meu próprio consumo, um glossário, sem muita preocupação formal (verão que há definições em diferentes idiomas, além de um bocado de referências da Wikipedia, cuja autoria é sempre bom verificar). Alguns exemplos:


Design thinking
É o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.
O design thinking busca diversos ângulos e perspectivas para solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras. Dessa forma, busca-se “mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para ganhar uma visão mais completa e assim, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas para transpô-las”. Para que tal ocorra, O Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_thinking)
Incubadora
Uma incubadora de empresas, ou apenas incubadora, é um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.
As incubadoras universitárias de empresas têm como objetivo abrigar empresas inovadoras frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. Nelas a universidade busca fornecer um ambiente propicio ao desenvolvimento da empresa, dando assessoria empresarial, contabilística, financeira e jurídica, além de dividir entre as várias empresas lá instaladas os custos de recepção telefonista, acesso a internet etc. formando um ambiente em que essas empresas selecionadas têm maior potencial de crescimento.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Incubadora_de_empresas)
Innovation roles
Innovation roles are formal or semi-formal positions/functions within an organisation that are recognised as helping the innovation process. They may be an explicit part of job descriptions or may be more informal roles that people voluntarily take on.
Innovation roles may be connected to specific Innovation Teams or functions relating to Ideas Management Systems.
Innovation Teams
(i-teams)
Dedicated teams, units and funds to structure and embed innovation methods and practices in government. i-teams are an asset, helping others to achieve very complex goals. They are a catalyst. They actively engage with and task delivery to government agencies, moving rapidly from ideas to transformed services or policies.
(http://www.nesta.org.uk/blog/how-create-successful-innovation-team-dont-make-it-responsible-innovation)
 


Se tiverem interesse em consultar ou colaborar para rechear o glossário, coloquei o arquivo na rede, em L:\GM\ASEGE\Arvore Proposta\InovaGov\Glossario de inovacao.doc.
← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário