Existem diferentes e relevantes tipos
de inovação para o setor público:
■ Inovações institucionais: são
aquelas que incidem sobre a renovação das instituições
estabelecidas e/ou sobre o estabelecimento de novas instituições;
■ Inovações organizacionais:
incluem a introdução de novos procedimentos de trabalho ou técnicas
de gestão na administração pública;
■ Inovações de processo: que
incidem sobre a melhoria da qualidade na prestação dos serviços
públicos; e
■ Inovações conceituais: aquelas
que incidem sobre a introdução de novas formas de governança (por
exemplo, a elaboração interativa de políticas públicas,
governança engajada, orçamento das pessoas).
■ Soluções tecnológicas e não
tecnológicas: onde o novo software, hardware, produtos ou
ferramentas são introduzidos em resposta a desafios específicos ou
para melhorar a eficiência e a eficácia do setor público.
Fonte: tradução livre da
página 19 da publicação do Centre for Public Service Innovation do
governo da África do Sul intitulada “A Pocket Guide to Innovation
in the South African Public Sector”, disponível em
http://www.cpsi.co.za/wp-content/uploads/2014/07/cpsipocketguide.pdf.
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