Blog da Rede de Inovação no Setor Público

26 de mai. de 2015

Videos das palestras do evento "Inovando o Setor Público"




Em novembro de 2014 a OCDE realizou o evento "Inovando o Setor Público: das Ideias ao Impacto" (veja o post OCDE - Inovando o Setor Público).

Aqui estão os vídeos de algumas das palestras do evento:

1) "Electronic Visa Application System (EVAS)" by İshak Ebrar Çubukcu, Head of Department, Information Technologies (IT) Directorate, Turkish Ministry of Foreign Affairs (Turkey).
2) "Police and social media" by Thorir Ingvarsson, Detective Inspector, Reykjavik metropolitan police (Iceland).
3) "Innovating employment services" by Reynald Chapuis, Director, Innovation and Corporate Social Responsibility, State Employment Service, Pôle emploi (France).
4) "Innovative Lessons from Building Digital Government" by Siim Sikkut, ICT Policy Adviser in Government Office (Estonia).
5) "The benefits of open innovation" by Pasi Projola, Development Manager, National Institute for Health and Welfare (Finland).
6) "The Dinobusters" by Nancy De Vogelaere and Elke Wambacq, Flemish public administration (Belgium).
7) "Internet application to help with tax submission" by Kaja Zalewska, Advisor in the Ministry of Finance (Poland).
8) "Zero Licencing" by Maria Manuel Marques, Professor, University of Coimbra, School of Economics (Portugal).
9) "Management and information technology" by Luca Attias, Director General, Court of Audit (Italy).
10) "Procurement-to-Pay health innovation" by Jamie Tibbetts, Assistant Deputy Minister and Chief Financial Officer, Department of Health (Canada).
11) "Evidence and Innovation" by Andy Feldman, Special Advisor, Office of Management and Budget, Evidence & Innovation Team (United States).
12) "A Story about Innovating Locally" by Jacky Foucher, Founder of Grrr Agence créative (France).

Inovação no Setor Público Australiano




O governo australiano implantou um Programa de Inovação onde disponibiliza um conjunto de ferramentas ("toolkit") para serem utilizados pelos servidores públicos nos diferentes órgãos e regiões do país. Além disso, promove eventos para disseminar a importância do tema no setor público e coordena uma rede de servidores e agências que procuram aumentar a extensão e a eficácia de seus esforços de inovação.

O conjunto de ferramentas para a Inovação no Setor Público ("Public Service Innovation Toolkit") busca:
■ fornecer informações sobre os inovação de processos, ferramentas e abordagens que podem apoiar a inovação em organizações públicas;
■ divulgar atualizações sobre a evolução da inovação no Serviço Público Australiano;
■ indicar "links" para informações e pesquisas relevantes;
■ discutir questões relacionadas com a inovação no setor público;
■ permitir o envio de contribuições; e
■ destacar exemplos de inovação no setor público.

Conheça o "Australian Public Service Innovation Toolkit" em http://innovation.govspace.gov.au/

25 de mai. de 2015

Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público




O livro “Dá Pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público”, foi publicado pelo governo do Estado de São Paulo e aborda os seguintes temas:
■ O Governo no Século XXI, de Roberto Agune;
■ Inovação depois da Nova Gestão Pública, de Sérgio Bolliger;
■ Inovação Organizacional no Setor Público, de José Antônio Carlos;
■ Gestão do Conhecimento e Redes e Ferramentas Sociais, de Ana Neves;
■ Um Caminho para o Design de Serviços Públicos, de Álvaro Gregório; e
■ Práticas de Inovação em Gestão Pública, de Isabel de Meiroz Dias.

O arquivo no formato .pdf está disponível no endereço http://igovsp.net/sp/da-pra-fazer.pdf

22 de mai. de 2015

Palestra de Felipe Scherer sobre Inovação no Setor Público




Para quem tiver um tempinho extra, o Felipe Scherer (da Innoscience) tem uma palestra sobre "Gestão da Inovação no Setor Público" compartilhada no YouYube.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vlYRvfrebFc

Innoscience e a inovação no setor público



A empresa de consultoria Innoscience disponibiliza do seu sítio (http://www.innoscience.com.br/), mediante cadastramento prévio, o "download" gratuito de duas publicações, conforme a seguir.

1) Gestão da Inovação no Setor Público:
http://cmp.innoscience.com.br/report-inovacao-setor-publico/

2) Diagnóstico de Gestão da Inovação no Setor Público:
http://cmp.innoscience.com.br/diagnostico-de-gestao-da-inovacao-no-setor-publico/

Obs.: Os e-mails com os "links" para o "download" dos documentos são considerados "spam" pelo "firewall" do Ministério e devem ser liberados manualmente pelo usuário do Expresso.

21 de mai. de 2015

OCDE - Inovando o Setor Público



Em novembro de 2014, o Observatório de Inovação do Setor Público da OCDE promoveu a conferência "Inovando o Setor Público: das Ideias ao Impacto" e, conforme o documento com as conclusões do evento (disponível em https://www.oecd.org/gov/public-innovation/innovating-the-public-sector-conference-conclusions-2014.pdf), foi definida uma chamada à ação para promover e permitir a inovação no setor público, com as seguintes prioridades:
■ Ação 1: Foco nas pessoas
■ Ação 2: Disponibilizar conhecimento para o uso
■ Ação 3: Trabalho em conjunto
■ Ação 4: Repensar as Regras

20 de mai. de 2015

Governo Digital do Brasil



"Governo Digital" é uma área de conteúdo do Portal Brasil (http://www.brasil.gov.br/), que divulga os investimentos realizados em soluções digitais para transformar e fortalecer a relação entre o governo, os servidores e os cidadãos, conforme o diagrama acima. As opções disponíveis, atualmente, são:

Identidade Digital do Governo Federal: Estrutura que reúne o que há de mais adequado em soluções digitais de acessibilidade e de divulgação de informações nos mais variados formatos; conheça todos os detalhes deste novo modelo de comunicação governamental.

Novo Portal Brasil: Desenvolvido em sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto, o portal inaugura a Identidade Digital do Governo, que será aplicada gradativamente em todos os sites dos órgãos públicos federais.

Facebook do Portal Brasil: Textos, vídeos, áudios, imagens e infográficos produzidos pelo Portal Brasil poderão ser lidos, vistos, curtidos e compartilhados na maior rede social do Brasil.

Guia de Serviços: Canal integrador que facilita o acesso de cidadãos e empresas aos serviços do governo federal.

Portal do Servidor: O canal de comunicação das ações governamentais - que são instrumentalizadas pelos servidores públicos federais - traz notícias e informações sobre férias, licenças, benefícios, direitos e deveres, além detalhes sobre concursos públicos.

Guia de Aplicativos: O portal é um catálogo de aplicativos e de sítios web criados por órgãos governamentais que foram adaptados aos dispositivos móveis. Todos os aplicativos do portal são gratuitos e de responsabilidade do governo.

Portal de Dados Abertos: O Portal traz os dados públicos agrupados em catálogo de dados único, facilitando o acesso e a consulta.

Instagram do Portal Planalto: Divulgação de fotos dos bastidores das atividades presidenciais.

19 de mai. de 2015

Nesta - National Endowment for Science, Technology and the Arts



O Fundo Nacional para Ciência, Tecnologia e Artes (Nesta) do Reino Unido tem como objetivo fornecer investimentos e articular pessoas, parcerias, habilidades e conhecimentos para impulsionar inovações que beneficiem o público.
Acima, pode-se visualizar o vídeo intitulado "What does Nesta do?".

Fonte: http://www.nesta.org.uk/

18 de mai. de 2015

VIII Congresso Consad de Gestão Pública



O VIII Congresso Consad de Gestão Pública será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e terá, diariamente, mesas redondas com temáticas voltadas para a melhoria e qualidade dos serviços públicos, além de sessões de painéis, com apresentações de trabalhos de servidores públicos de todo o país.
O evento - maior de gestão pública do Brasil - é organizado anualmente pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e é uma oportunidade de intercâmbio de informações e experiências positivas em gestão pública em todo o país.

Inscrições em http://consad.org.br/evento/viii-congresso-consad-de-gestao-publica/

15 de mai. de 2015

O Estado Empreendedor - Mariana Mazzucato



Mariana Mazzucato é, atualmente, professora de Economia da Inovação da Universidade de Sussex/Inglaterra e foi a principal palestrante do 6° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria (vide postagens anteriores). Também é autora do livro "O Estado Empreendedor - Desmascarando o mito do setor público vs. o setor privado". A obra tem provocado um debate mundial sobre o papel do Estado na promoção da inovação a longo prazo e da indução do crescimento econômico.
Outras referências:
■ Website da autora: http://marianamazzucato.com/
■ Artigo na revista The Economist: The entrepreneurial state - A new book points out the big role governments play in creating innovative businesses http://www.economist.com/news/business/21584307-new-book-points-out-big-role-governments-play-creating-innovative-businesses?frsc=dg|a&fsrc=scn/tw_app_ipad
■ Artigos publicados no The Guardian: http://www.theguardian.com/profile/mazzucato-mariana

Challenge of Innovation 2015



Durante o contexto do 6º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria (ver postagem anterior) ocorreu o "Challenge of Innovation 2015 - Thinking out of the box with MIT".
Alguns pesquisadores líderes do Massachusetts Institute of Tecnology puderam debater sobre os seguintes temas:
■ Gestão da Inovação;
■ Empreendedorismo Inovador;
■ Energia Sustentável;
■ Materiais Avançados; e
■ Desenvolvimento Econômico.
Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas em http://www.congressodeinovacao.com.br/challenge-of-innovation

14 de mai. de 2015

6º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria



A 6ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria ocorreu de 13 a 14 de maio de 2015, em São Paulo/SP, e promoveu o diálogo entre os setores público e privado sobre a Agenda Empresarial da Inovação para o Brasil.
O evento contou com a presença de vários palestrantes nacionais e internacionais, e tinha como objetivo os seguintes resultados:
■ Empresas sensibilizadas e comprometidas em inovar;
■ Propostas de Políticas Públicas aprimoradas e endereçadas;
■ Interlocução entre setor empresarial e Governo fortalecida;
■ Cultura da Inovação empresarial fortalecida;
■ Rede de interação de instituições do ecossistema de inovação fortalecida;
■ Empresas inovadoras premiadas;
■ Melhores práticas de inovação disseminadas.
Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas em http://www.congressodeinovacao.com.br/

Desenvolvendo um Portal no ambiente web



Encaminho "diagrama em blocos" com proposta preliminar para discutirmos o desenvolvimento do nosso Portal. 
Acredito que tal proposta reflete modelo-padrão utilizado para a criação de qualquer portal.
Para análise e contribuições.
E, clique na imagem para ampliá-la.

13 de mai. de 2015

Aproveitando a inovação para modernizar o governo francês



Em artigo da Secretária-Geral para a Modernização do Governo francês (link a seguir), somos informados que a inovação é essencial para a modernização do Estado e que o laboratório "Futurs Publics", criado em 2014, está testando novas soluções para os desafios do setor público em pequena escala (LAB) e ajudando a desenvolver um ecossistema (HUB) que apóia a inovação.

Conforme a identidade visual do laboratório "Futuro Público - inovar para modernizar a ação pública":
■ LAB - imaginar e introduzir inovações radicais nas políticas e nos serviços públicos; e
■ HUB - promover uma cultura de inovação e co-construção no ambiente público.


Fonte: Futurs Publics : Harnessing innovation to modernise government, disponível em https://www.oecd.org/governance/observatory-public-sector-innovation/blog/page/futurspublicsharnessinginnovationtomodernisegovernment.htm#

Google lança o seu Laboratório de Inovação Governamental



Famosa por desenvolver soluções inovadoras, uma das gigantes de Mountain View (no Vale do Silício) anunciou a criação do "Google Government Innovation Lab" em janeiro de 2015. A iniciativa visa a identificação de alguns desafios governamentais e a criação de equipes que irão propor soluções inovadoras, de modo a reinventar os serviços públicos.

Provavelmente, os trabalhos serão baseado na holocracia e estarão utilizando a metodologia de gestão de projetos e os aplicativos do Google. Relembrando que, internamente, os projetos de inovação são chamados de "moonshots" (tiros em direção à Lua).

As reportagens (vide links a seguir) revelam que:
■ "The end goal is to enable the government organization to innovate well and often, to be great leaders of innovation";
■ "And, based on success, Waterman said a goal is to eventually open it up to other government organizations as a safe haven for innovative problem solving";
■ "The goal isn't to create new apps or use Google software, said Jason Wiebe, an administrative analyst who is coordinating the lab for Kern County. “It’s about coming in with a blank slate and creating something new — whether that’s technology driven or not.”;
■ "James Waterman, Google’s regional manager for state and local government, called the lab an initiative to foster innovators and institutionalize moonshot thinking in government."


Fonte 1: Google Reveals its Innovation Lab for Government,disponível em http://www.govtech.com/products/Google-Reveals-its-Innovation-Lab-for-Government.html

Fonte 2: Google Innovation Lab Participants Hope to Reinvent Government Services, disponível em http://www.govtech.com/products/Google-Innovation-Lab-Participants-Hope-to-Reinvent-Government-Services.html?utm_source=related&utm_medium=direct&utm_campaign=Google-Innovation-Lab-Participants-Hope-to-Reinvent-Government-Services

Fonte 3: Google Apps for Government, disponível em https://www.google.com/work/apps/government/ 

12 de mai. de 2015

Tipos de Inovação no Setor Público




Existem diferentes e relevantes tipos de inovação para o setor público:

■ Inovações institucionais: são aquelas que incidem sobre a renovação das instituições estabelecidas e/ou sobre o estabelecimento de novas instituições;

■ Inovações organizacionais: incluem a introdução de novos procedimentos de trabalho ou técnicas de gestão na administração pública;

■ Inovações de processo: que incidem sobre a melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos; e

■ Inovações conceituais: aquelas que incidem sobre a introdução de novas formas de governança (por exemplo, a elaboração interativa de políticas públicas, governança engajada, orçamento das pessoas).

■ Soluções tecnológicas e não tecnológicas: onde o novo software, hardware, produtos ou ferramentas são introduzidos em resposta a desafios específicos ou para melhorar a eficiência e a eficácia do setor público.

Fonte: tradução livre da página 19 da publicação do Centre for Public Service Innovation do governo da África do Sul intitulada “A Pocket Guide to Innovation in the South African Public Sector”, disponível em http://www.cpsi.co.za/wp-content/uploads/2014/07/cpsipocketguide.pdf.



Conceito de Inovação no Setor Público




Após a leitura de vários autores e proposições sobre o conceito de Inovação no Setor Público, venho apresentar como sugestão, a ser utilizada pelo nosso grupo, a de que "seria toda a criação ou melhoria de processos, no setor público, que se constitua em uma nova forma de realização de atividades, de modo a promover melhores resultados nos serviços públicos prestados à sociedade, e que leve em consideração fatores como transparência, participação social, avaliação de resultados, responsabilização e maior satisfação dos cidadãos", utilizando soluções de TIC, preferencialmente. Para análise e considerações. 

← Anterior Página inicial