O mural quase não suportou a quantidade de desafios que a inovação no setor público encontra. Te parece uma má notícia? Pense novamente: o objetivo do mural foi mapear aqueles problemas que queremos atacar em 2017 - a nossa nova onda de inovação!
Mesmo querendo abraçar o mundo, foram as quatro propostas mais votadas aquelas selecionadas para nossa "rota de surf". A partir daí, cada grupo abraçou um desafio e tentou entendê-lo mais a fundo, com toda a ajuda do design thinking, é claro! 😉
1) Participação social - líder: Conselho de Justiça Federal
O problema: Falta de engajamento social.
Suas raízes: Falta de incentivo à participação e falta de confiança no Estado.
Mudança almejada no longo prazo com a resolução do problema: criar incentivos, qualificação da participação social, maior permeabilidade aos inputs da participação social; continuidade e acompanhamento dos resultados da participação social e meios tecnológicos sustentáveis para a participação.
Suas raízes: Inovação não é um valor no serviço público, descontinuidade administrativa – mudança na gestão, aversão ao risco pelos servidores.
3) Recupera boas práticas – “copy cat” - líder: Conselho de Justiça Federal
4) Fomento à cultura de inovação - líder: Ministério do Turismo
O Fomento às Finanças Sociais no Brasil, projeto que tem como líder o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, precisa de um grande envolvimento dos órgãos públicos para "fomentar empresas que fazem a diferença" (o próximo passo desse projeto é um workshop em maio/17, voltado à sensibilização de parceiros mapeados na Oficina).
O projeto Design Thinking na Veia tem como líder o Tribunal de Contas da União e quer disseminar a abordagem como forma de integrar o setor público, o setor privado e o terceiro setor para potencializar a prestação de mais e melhores serviços à população brasileira, com resultados e impactos positivos todos.
E você aí sentado? Já escolheu como quer ajudar a transformar essas ideias em projetos realizáveis? Mande-nos um email em inova.setorpublico@gmail.com!
0 comentários:
Postar um comentário