Blog da Rede de Inovação no Setor Público

1 de mar. de 2017

Oficina regada a otimismo e boas ideias - conheça o que a InovaGov fez em fevereiro




O mural quase não suportou a quantidade de desafios que a inovação no setor público encontra. Te parece uma má notícia? Pense novamente: o objetivo do mural foi mapear aqueles problemas que queremos atacar em 2017 - a nossa nova onda de inovação!


Mesmo querendo abraçar o mundo, foram as quatro propostas mais votadas aquelas selecionadas para nossa "rota de surf". A partir daí, cada grupo abraçou um desafio e tentou entendê-lo mais a fundo, com toda a ajuda do design thinking, é claro! 😉


1) Participação social - líder: Conselho de Justiça Federal
O problema: Falta de engajamento social.
Suas raízes: Falta de incentivo à participação e falta de confiança no Estado.
Mudança almejada no longo prazo com a resolução do problema: criar incentivos, qualificação da participação social, maior permeabilidade aos inputs da participação social; continuidade e acompanhamento dos resultados da participação social e meios tecnológicos sustentáveis para a participação.

2) Profissionalização do servidor público - líder: Agência Nacional de Aviação Civil
O problema: Competências insuficientes e/ou inadequadas dos servidores públicos para inovação.
Suas raízes: Inovação não é um valor no serviço público, descontinuidade administrativa – mudança na gestão, aversão ao risco pelos servidores.
Mudança almejada no longo prazo com a resolução do problema: Desenvolvimento de soluções inovadoras para sociedade.



3) Recupera boas práticas – “copy cat” - líder: Conselho de Justiça Federal
O problema: Baixa recuperação de boas práticas entre os órgãos do setor público.
Suas raízes: Vaidade, descontinuidade, síndrome NIH, falta de comunicação, excesso de especialização e estrutura muito verticalizada.
Mudança almejada no longo prazo com a resolução do problema: A trabalhar


4) Fomento à cultura de inovação - líder: Ministério do Turismo
O problema: Falta de cultura de inovação.
Suas raízes: Estabilidade junto a falta de motivação para o servidor inovar, falta de motivação, falta de incentivo e punição pelo erro
Mudança almejada no longo prazo com a resolução do problema: Organização que apresenta respostas mais rápidas para os problemas da sociedade.



E nossos projetos de 2016 ainda têm muitos desafios pela frente também, particularmente na busca de parcerias para sua consolidação!

O Fomento às Finanças Sociais no Brasil, projeto que tem como líder o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, precisa de um grande envolvimento dos órgãos públicos para "fomentar empresas que fazem a diferença" (o próximo passo desse projeto é um workshop em maio/17, voltado à sensibilização de parceiros mapeados na Oficina).

O projeto Design Thinking na Veia tem como líder o Tribunal de Contas da União e quer disseminar a abordagem como forma de integrar o setor público, o setor privado e o terceiro setor para potencializar a prestação de mais e melhores serviços à população brasileira, com resultados e impactos positivos todos.


E você aí sentado? Já escolheu como quer ajudar a transformar essas ideias em projetos realizáveis? Mande-nos um email em inova.setorpublico@gmail.com!


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