Blog da Rede de Inovação no Setor Público

10 de jun. de 2016

Pequeno sonho materializado em São Paulo



A Google acaba de inaugurar um Campus em São Paulo (https://www.campus.co/sao-paulo/pt/about), destinado a apoiar o desenvolvimento de Startups.  As startups residentes serão escolhidas com base no impacto do negócio, na diversidade do time e no fortalecimento da comunidade empreendedora. Não é uma novidade para a empresa, esse é o sexto campus inaugurado (depois dos campi de Londres, Tel Aviv, Varsóvia, Seul e Madri) e ela vem apoiando startups há tempos. O Waze é um exemplo de startup que beneficiou dessa sua política da Google.

Mas o mais interessante nesse Campus não é isso. Ele conta com um espaço aberto a quem quiser trabalhar e fazer networking, com Wi-Fi gratuito. Só necessário se cadastrar para ter acesso ao Campus Café, parte aberta do prédio. São 320 lugares no quinto e sexto andares do prédio. Existe até mesmo uma Área do Silêncio. Se precisar fazer uma ligação, existem cabines telefônicas reservadas, com tomada e internet.

É uma notícia estonteante para quem mora em São Paulo e trabalha ou quer trabalhar remotamente. Um lugar fantástico para trabalhar, sem pagar coworking, ter problemas com internet ou se sujeitar a barulheiras.

Trabalho remoto é uma tendência bem estabelecida hoje em dia, em diversos casos interessante tanto para o trabalhador quanto para o empregador, e de lambuja produzindo menos engarrafamentos e estresse cidade afora. Mas é mais complicado do que parece num primeiro momento, como pode atestar qualquer um que tenha experimentado trabalhar em casa alguns dias. Contar com um ambiente de trabalho diferenciado do seu local de repouso é surpreendentemente importante. E espantosamente difícil de se encontrar, especialmente se você não tem a possibilidade de pagar por ele. Um problema mais sutil é a tendência à esterilidade em matéria de networking presencial à qual o trabalhador remoto se vê muitas vezes condenado. Networking virtual tem seus limites e eles são rapidamente atingidos.

Daí todo o interesse do Campus Café da Google, o sonho de qualquer trabalhador remoto minimamente nômade. Claro, se o seu trabalho depende de pilhas de papéis ou tem como subproduto manchas de tinta num raio de 3 metros ao seu redor ou perturbação acústica para três cômodos, bom, talvez não seja pra você. Mas se o necessário para realizar seu trabalho é, como para a maioria dos trabalhadores remotos hoje, uma poltrona confortável, uma wifi que não pareça internet discada e um arredor agradável, só lhe resta torcer pra iniciativa da Google em São Paulo ser rapidamente imitada Brasil afora, de preferência perto da sua casa. Boa sorte!



← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário