Blog da Rede de Inovação no Setor Público

9 de jun. de 2016

Ex-ministro da Colômbia apresenta o Vive Digital, considerada uma das melhores políticas de TIC do mundo




Conforme prometido no post de ontem sobre o Consad, vai aí o relato sobre o evento "Novo Governo Digital", que aconteceu ontem (08/06) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O Dr. Diego Molano, ex-ministro de Tecnologias de Informação e Comunicações da Colômbia, apresentou o plano Vive Digital, reconhecido por várias organizações internacionais como uma das melhores políticas de TIC do mundo. 

Além do ex-ministro, estavam à Mesa também o o Diretor de Modernização da Gestão Pública/SEGES, Luis Felipe Monteiro, o Diretor de Governo Digital/STI, Wagner de Araújo e o presidente substituto da Enap, Paulo Marques.

Ao definir o rumo de suas políticas, a Colômbia teve que fazer algumas escolhas, dentre elas, a seguinte: não queremos ser o Silicon Valley da América Latina, o que queremos é resolver os problemas do país, principalmente a questão da pobreza. Ao analisarem como conseguir isso, verificaram que existia uma correlação negativa entre pobreza e acesso à internet. Daí veio o insight: "Massifiquemos a internet para reduzir a pobreza."

96% dos negócios do país são microempresas, e 90% delas preferiam meios analógicos para gerir seus negócios, não só por falta de dinheiro para investir, mas por julgar a internet desnecessária. Ao procurar difundir o uso da internet pelo país, o governo percebeu outra coisa importante: "O valor da internet está nos aplicativos."

Somente quando as pessoas descobriram todo o mundo de possibilidades que a internet abre (como, por exemplo, comprar fertilizantes mais baratos) é que a população passou a se interessar. A partir daí, iniciou-se um ciclo virtuoso de movimentação da economia. 

Mas para que isso acontecesse, foi necessário realizar um alinhamento dos planos do país, mobilização de prefeitos e governadores, realização de muitas parcerias com o setor privado, além de várias outras medidas.  Mas valeu a pena, pois, como diz o Dr. Molano, "Este não é um tema de tecnologia, é um tema de mudança." 

Para conhecer melhor essa política, visite o site: http://www.mintic.gov.co/portal/vivedigital/612/w3-channel.html



← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário