Blog da Rede de Inovação no Setor Público

19 de mai. de 2016

Demolindo ideias prontas e fabricando curiosidade



O Departamento de Modernização da Gestão Pública - INOVA apresentou nesse último dia 17 “O desafio de promover mudanças no setor público” na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de Brasília – UnB, a convite do Kainotomía - Ação Fora da Caixa!, um coletivo de alunos do curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas da UnB que levanta debates e realiza ações voltadas à inovação em Políticas Públicas.




Luis Felipe (@luisfsmonteiro), diretor da INOVA, iniciou a palestra atacando ideias pré-concebidas a respeito do serviço público e fazendo um panorama da inovação na gestão pública mundo afora. Aí, apresentou o INOVA, seu histórico e atividades atuais, e falou sobre inovação na administração pública federal brasileira. O público de estudantes e professores da Universidade mostrou-se super interessado e participativo. Quando a palestra parecia estar terminando, o servidor Sérvio Costa propôs uma atividade, convidando todos a se levantarem e formarem 4 grupos. Apresentou, então, algumas ferramentas de Design Thinking, pensadas para ajustar serviços públicos para uma ótica mais centrada no cidadão utilizador. A atividade ilustrou alguns dos métodos utilizados pelo Departamento para criar um ambiente diferenciado em suas oficinas, motivar servidores a se soltar e se expressar e estimular a criatividade.

O público mandou ver na atividade, se esforçando para entender as ferramentas e executar a tarefa no tempo estabelecido. Várias questões surgiram durante o exercício mas os alunos conseguiram chegar terminar o trabalho e transpareceram satisfação com o resultado na apresentação final.




No evento choveram perguntas para o palestrante – sobre a forma de funcionamento da INOVA, sobre a receptividade da inovação no governo federal, sobre as iniciativas atuais. Ao fim, ficou a impressão de que para aquele público o governo federal ficou mais atraente como espaço profissional e que aquele bloco duro de burocracia e anacronismo que eles imaginavam deu lugar a uma agradável curiosidade.



Local: UNB - Brasília, Brasília - DF, Brasil
← Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário: