O Departamento de
Modernização da Gestão Pública - INOVA apresentou nesse último dia 17 “O
desafio de promover mudanças no setor público” na Faculdade de
Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de Brasília – UnB, a
convite do Kainotomía - Ação Fora da Caixa!, um coletivo
de alunos do curso de
graduação em Gestão de Políticas Públicas da UnB que levanta debates e realiza ações
voltadas à inovação em Políticas Públicas.
Luis Felipe (@luisfsmonteiro), diretor da INOVA, iniciou a palestra atacando ideias pré-concebidas a respeito do serviço público e fazendo um panorama da inovação na gestão pública mundo afora. Aí, apresentou o INOVA, seu histórico e atividades atuais, e falou sobre inovação na administração pública federal brasileira. O público de estudantes e professores da Universidade mostrou-se super interessado e participativo. Quando a palestra parecia estar terminando, o servidor Sérvio Costa propôs uma atividade, convidando todos a se levantarem e formarem 4 grupos. Apresentou, então, algumas ferramentas de Design Thinking, pensadas para ajustar serviços públicos para uma ótica mais centrada no cidadão utilizador. A atividade ilustrou alguns dos métodos utilizados pelo Departamento para criar um ambiente diferenciado em suas oficinas, motivar servidores a se soltar e se expressar e estimular a criatividade.
O público mandou ver
na atividade, se esforçando para entender as ferramentas e executar a tarefa no
tempo estabelecido. Várias questões surgiram durante o exercício mas os alunos conseguiram chegar terminar o trabalho e transpareceram
satisfação com o resultado na apresentação final.
No evento choveram perguntas para o palestrante – sobre a forma de funcionamento da INOVA, sobre a receptividade da inovação no governo federal, sobre as iniciativas atuais. Ao fim, ficou a impressão de que para aquele público o governo federal ficou mais atraente como espaço profissional e que aquele bloco duro de burocracia e anacronismo que eles imaginavam deu lugar a uma agradável curiosidade.
Que legal! Novos talentos são sempre bem-vindos no serviço público!
ResponderExcluir