Blog da Rede de Inovação no Setor Público

27 de dez. de 2015

The Innovative Power of Criticism - Roberto Verganti




Segue dica de leitura do Diretor Luis Felipe: artigo do Prof. Roberto Verganti intitulado "The Innovative Power of Criticism" que foi publicado na revista Harvard Business Review, na edição de jan/fev de 2016.

Sumário: "Graças a abordagens de ideação poderosas, como o “design thinking” e o “crowdsourcing”, tornou-se incrivelmente fácil e relativamente barato para as empresas obterem um grande número de novos conceitos, de “insiders” e “outsiders”, como clientes, designers e cientistas. No entanto, muitas organizações ainda lutam para identificar e aproveitar grandes oportunidades. Isso porque grandes mudanças, tanto na sociedade como na tecnologia, fundamentalmente, desafiam o entendimento convencional do que é valioso e tornam obsoletos quaisquer critérios que as empresas utilizam para identificar os problemas dos clientes, que eles poderiam resolver. Para ver quais idéias realmente têm potencial, os gerentes precisam de novos critérios de avaliação.

A partir do estudo e do trabalho com 24 empresas que tiveram sucesso na captura de grandes oportunidades, o autor desenvolveu um processo para criar tais critérios – um que não está enraizado na arte da ideação, mas na arte da crítica. Ele envolve os próprios empregados da empresa e os ajuda a articular suas visões individuais. Estas visões são então comparadas e discutidas, pela primeira vez em pares e depois em um grupo, a fim de destilá-las em um punhado de proposta ainda melhores. Os pontos de vista dos “outsiders” são procurados apenas no final."

Leia a íntegra do artigo em: 
https://hbr.org/2016/01/the-innovative-power-of-criticism?utm_campaign=harvardbiz&utm_source=twitter&utm_medium=social#

← Anterior Proxima  → Página inicial