Segue dica de leitura do Diretor Luis Felipe: artigo do Prof. Roberto Verganti intitulado "The Innovative Power of Criticism" que foi publicado na revista Harvard Business Review, na edição de jan/fev de 2016.
Sumário: "Graças a abordagens de
ideação poderosas, como o “design thinking” e o
“crowdsourcing”, tornou-se incrivelmente fácil e relativamente
barato para as empresas obterem um grande número de novos conceitos,
de “insiders” e “outsiders”, como clientes, designers e
cientistas. No entanto, muitas organizações ainda lutam para
identificar e aproveitar grandes oportunidades. Isso porque grandes
mudanças, tanto na sociedade como na tecnologia, fundamentalmente,
desafiam o entendimento convencional do que é valioso e tornam
obsoletos quaisquer critérios que as empresas utilizam para
identificar os problemas dos clientes, que eles poderiam resolver.
Para ver quais idéias realmente têm potencial, os gerentes precisam de novos critérios de avaliação.
A partir do estudo e do
trabalho com 24 empresas que tiveram sucesso na captura de grandes
oportunidades, o autor desenvolveu um processo para criar tais
critérios – um que não está enraizado na arte da ideação, mas
na arte da crítica. Ele envolve os próprios empregados da
empresa e os ajuda a articular suas visões individuais. Estas visões são
então comparadas e discutidas, pela primeira vez em pares e depois
em um grupo, a fim de destilá-las em um punhado de proposta ainda
melhores. Os pontos de vista dos “outsiders” são procurados
apenas no final."
Leia a íntegra do artigo em:
https://hbr.org/2016/01/the-innovative-power-of-criticism?utm_campaign=harvardbiz&utm_source=twitter&utm_medium=social#