Blog da Rede de Inovação no Setor Público

15 de dez. de 2015

Semana de Inovação em Gestão Pública tem sucesso de público




Mais de mil pessoas, entre agentes e gestores públicos, especialistas e empreendedores, participaram, de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília, da “Semana de Inovação em Gestão Pública – Transformando Ideias em Soluções”. O evento foi realizado pelo Ministério do Planejamento (MP) e o Tribunal de Contas da União (TCU), com a parceria do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, iniciativa coordenada pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra) e pelo MP.

Nos dois primeiros dias, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sediou o evento "Startup Gov", que promoveu o desenvolvimento de protótipos de inovações nas áreas de educação e de gestão pública voltados para a Administração Pública Federal. De 2 a 3 de dezembro, foi realizada a conferência internacional com a participação de grandes palestrantes de vários países. No último dia, foram oferecidos, paralelamente, nove cursos de capacitação gratuitos sobre a temática.

Estiveram presentes na abertura da conferência: o Chefe do Setor de Sociedade da Informação da Delbra, Conselheiro Augusto de Albuquerque; o Secretário de Gestão Pública do MP, Genildo Lins; o Ministro-substituto do TCU, Augusto Sherman; o Presidente da Enap, Gleisson Rubin; o Vice-diretor de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Luiz de Mello; e o Diretor do Laboratório de Inovação MindLab da Dinamarca, Thomas Prehn.

Na ocasião, o Conselheiro da Delbra ponderou que a internet e as novas tecnologias estão transformando o mundo e os governos precisam aprender a utilizá-las efetivamente. “É necessário atender às novas demandas da sociedade e, para isso, a inovação nos serviços públicos é fundamental. Temos que aproveitar todo o potencial criativo e inovador deste evento para promover o aprimoramento da gestão pública”, destacou Augusto de Albuquerque.

Nessa perspectiva, o Secretário de Gestão Pública do MP afirmou que os desafios do Governo passam a exigir novas respostas. “A sociedade tem reivindicado, cada vez mais, espaços de participação, fortalecendo a democracia participativa. Para avançar na gestão pública, precisamos de novas soluções em gestão, como os protótipos que foram desenvolvidos no evento StartupGov”, ressaltou Genildo Lins.

Fonte: http://sectordialogues.org/pt-br/noticia/semana-de-inovacao-em-gestao-publica-tem-sucesso-de-publico


← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário