Blog da Rede de Inovação no Setor Público

17 de dez. de 2015

Brasil e Dinamarca firmam acordo de cooperação para criação de laboratório de inovações em gestão pública




Os governos do Brasil e da Dinamarca assinaram, em 02/dez/2015, Carta de Intenções para cooperação em projetos de inovação para a gestão pública, incluindo a criação de um laboratório de inovação para aceleração de projetos com potencial de transformação na realidade de prestação dos serviços públicos à sociedade.

Durante três anos, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sediará o laboratório, em Brasília/DF. O acordo foi assinado na abertura da Semana de Inovação em Gestão Pública (InovaGov), que aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, entre os dias 02 a 04 de dezembro. A proposta é que os dois países compartilhem conhecimentos, equipes e recursos na área de inovação, identifiquem ideias, selecionem projetos e desenvolvam soluções para melhoria do setor público.

“O laboratório contribuirá para a geração de soluções criativas, mais eficientes e que transformarão a prestação de serviços públicos no Brasil, buscando responder de forma inovadora às demandas crescentes da sociedade” ressaltou o secretário de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Genildo Lins.

Além da implantação do laboratório, o acordo de cooperação internacional prevê troca de experiências, formação conjunta de funcionários dos governos dos dois países, atividades conjuntas de pesquisa, participação em encontros acadêmicos e intercâmbio de profissionais. A Dinamarca foi escolhida porque o país possui uma experiência governamental bem-sucedida para a aceleração de projetos inovadores, denominada MindLab, que desenvolve, desde 2002, projetos que inspiram criatividade, inovação e colaboração na gestão pública.

O trabalho envolve cidadãos e empresas, com o intuito de trazer para dentro do governo a perspectiva da sociedade. O laboratório utiliza protótipos para testar, ajustar e desenvolver novas soluções. Além disso, tem uma plataforma de cocriação de boas ideias. O acordo foi assinado pelo secretário de Gestão Pública do MP, Genildo Lins, pelo presidente da Enap, Gleisson Rubin, pela diretora-geral adjunta do governo da Dinamarca, Katrine Winding, pelo diretor do MindLab, Thomas Prehn, e pelo embaixador da Dinamarca no Brasil, Kim Christensen.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/modernizacao-da-gestao/noticias/brasil-e-dinamarca-firmam-acordo-de-cooperacao-para-criacao-de-laboratorio-de-inovacoes-em-gestao-publica

Sítio do Mind-Lab/Dinamarca: http://mind-lab.dk/en/

← Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário