Blog da Rede de Inovação no Setor Público

1 de jun. de 2015

Especialista canadense fala de modelo de governo modernizador




Iniciado na tarde do dia 26 de maio de 2015, o "VIII Congresso Consad de Gestão Pública" recebeu a presidente do Instituto de Governança do Canadá, Maryantonett Flumian, para a conferência magna “Caminhos para a melhora da eficiência e da qualidade dos serviços públicos”.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, o evento foi encerrado no dia 28/05/2015 e foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Considerada uma das maiores especialistas em gestão pública do mundo, Maryantonett apresentou o modelo de governo modernizador, que visa atender, de forma totalmente centralizada, as demandas do cidadão. Para ela, a administração pública deve estar focada em resultados.

A gestora atentou que os governos precisam estar mais atentos às exigências da sociedade, principalmente em um momento em que a agilidade das mídias digitais tornam as demandas mais urgentes. “A confiança no governo é influenciada pela experiência diária do cidadão de obter e receber serviços públicos de forma fácil, rápida e eficiente. As tecnologias devem ser pontuadas a nosso favor”, frisou.

Foco no cidadão

Um dos estudos apresentados pela presidente do Instituto de Governança do Canadá foi um mapeamento realizado naquele país sobre os trabalhos governamentais com pessoas que têm necessidades especiais. Na pesquisa, percebeu-se o excesso de gastos, duplicidades de ações e outros fatores que oneravam o governo.

Maryantonett explicou que “em questões como essas, é preciso desenvolver modelos necessários para o tipo de aplicação de todos os processos, pensando em tudo o que se quer utilizar”. E completou: “A equipe de governança precisa entender que o trabalho se desenvolve com foco no cliente”.

De acordo com a especialista, a centralização deve estar no cidadão, de forma com que todos os serviços cheguem até eles de forma rápida e eficaz. No caso desse estudo, houve uma otimização do uso do papel em documentos, que passaram a ser digitalizados.

Ela finalizou a sua apresentação estimulando o público a buscar sempre ideias novas, pensando sempre na diminuição dos custos e em atingir melhores resultados. “Sonhe grande e faça a diferença. Não desistam, porque o futuro do Brasil está nas pessoas que estão nesse auditório hoje”, concluiu.

Sobre o Instituto de Governança

Fundado em 1990, o Instituto de Governança do Canadá é uma instituição de interesse público independente, sem fins lucrativos. Nos últimos 20 anos, tem avançado em compreensão e prática de boa governança naquele país, com os governos federais, provinciais, municipais e indígenas, organizações não-lucrativas em 35 países, incluindo projetos no Iraque, China e Botswana.

O trabalho da entidade é marcado pela inovação, colaboração, excelência e uma abordagem sensível. Visa preencher a necessidade de conhecimento, pesquisa e aconselhamento sobre a boa governança.

Texto: Larita Area
Foto: Grupo K

Obs.: Visite o sítio do "Instituto de Governança do Canadá" (Institute on Governance / Institute sur la Gouvernance) no endereço eletrônico http://iog.ca/

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