Blog da Rede de Inovação no Setor Público

25 de set. de 2015

Como montar um programa de inovação corporativa eficaz - Innoscience



Em postagem de 16 de dezembro de 2014, o blog da empresa Innoscience apresenta um infográfico sobre o processo de sistematização da inovação no ambiente corporativo. 

Conforme a postagem, "A sistematização da inovação tem sido o caminho preferido das empresas que pretendem obter melhores resultados de suas iniciativas inovadoras. Uma pesquisa que realizamos mostrou que as empresas que formalizam seu processo de inovação (como identificar necessidades, gerar ideias, refinar conceitos e monetizar projetos) apresentam melhor desempenho".


23 de set. de 2015

Inovação no Setor Público: análise da produção científica em periódicos nacionais e internacionais da área de administração



AUTORAS:
Soraya Monteiro Brandão e Maria de Fátima Bruno-Faria

RESUMO:
O artigo tem como objetivo apresentar um panorama da produção científica em periódicos nacionais e internacionais sobre inovação no setor público no período entre 2000 e 2010. Foram analisados os objetivos dos estudos, as opções metodológicas assumidas pelos autores e as principais contribuições para o avanço da compreensão do tema. No Brasil, a produção em tais periódicos encontra-se em estágio inicial, mas constata-se um número crescente de publicações nos últimos cinco anos. Já no contexto internacional, a produção científica encontra-se mais consolidada, em três principais focos de estudo: fatores ambientais, organizacionais e gerenciais que influenciam a inovação no setor público. Foram identificadas lacunas de pesquisa em cinco temas: (a) processo de inovação, (b) indutores e barreiras, (c) características das lideranças que facilitam a inovação, (d) efeitos da inovação e (e) fatores que contribuem para a disseminação de inovações no setor público.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122013000100010

22 de set. de 2015

Google Science Fair



Assista ao vídeo onde são apresentados os vencedores da Google Science Fair de 2015. 

A "Google Science Fair" é uma competição "on-line" global de ciência e tecnologia aberta a indivíduos e equipes com idades entre 13 e 18 anos.

Fonte: https://www.googlesciencefair.com/pt-BR/?utm_source=Google&utm_medium=desktophpp&utm_campaign=GSFfinal

21 de set. de 2015

Etapas do "Design Thinking"



1) Empathize: understanding the needs of those you are designing for.


2) Define: framing problems as opportunities for creative solutions.


3) Ideate: generating a range of possible solutions.


4) Prototype: communicating the core elements of solutions to others.


5) Test: learning what works and doesn’t work to improve solutions.



Fonte: https://novoed.com/designthinking/
(Stanford’s Hasso Plattner Institute of Design)

18 de set. de 2015

Planejamento apresenta projetos de inovação em gestão no 6º Diálogos da MEI



Representante apresentou o programa InovaGov

Os projetos que estão estruturados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) para o lançamento do Programa de Inovação em Gestão no Governo Federal (InovaGov) foram apresentados durante o evento 6º Diálogos da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) na Confederação Nacional da Industria (CNI) em São Paulo, nesta quarta-feira (16). 

No evento, o diretor da Assessoria Especial para Modernização da Gestão (Asege), Pedro Cavalcante, apresentou os objetivos, princípios e principais projetos do programa em construção. Ele ressaltou que o InovaGov se apresenta como uma estratégia para lidar com as crescentes demandas por eficiência e qualidade dos serviços públicos e para fomentar a cultura da inovação e empreendedorismo no setor público.

De acordo com Pedro Cavalcante, “o InovaGov reforça a importância de o governo federal estabelecer estratégia para estimular a inovação também para dentro, isto é, promovendo aperfeiçoamento nos seus processos e serviços mediante a aplicação sistemática e coordenada de métodos e ferramentas inovadoras de gestão”, declarou.

Os integrantes da MEI foram convidados a participar da Semana de Inovação em Gestão no Setor Público que será realizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) na primeira semana de dezembro em Brasília, quando o InovaGov será oficialmente lançado.

A MEI é um movimento que visa estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação por meio da interlocução construtiva e duradoura entre a iniciativa privada e o setor público. O desafio é fazer da inovação uma estratégia permanente das empresas.

16 de set. de 2015

Programa de apoio a Startups em SP para inovar em serviços públicos


Governo de SP quer mais startups 

pensando os serviços públicos


 O governo do Estado de São Paulo lançará no dia 17 de setembro um programa para fomentar a consolidação de startups e, ao mesmo tempo, canalizar o capital intelectual dessas empresas nascentes para o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para o governo e que melhorem o contato com os cidadãos. 


O Pitch Gov SP, como foi batizado o programa, será composto por mais de 30 desafios nas áreas de educação, saúde e serviços públicos ao cidadão (que inclui o Poupatempo, o programa de inclusão digital Acessa SP e o Fundo de Solidariedade Social).

Será criado por um decreto do governador. O texto define os critérios para apresentação das soluções, análise e os testes dos produtos encaminhados por startups. Será lançado edital com procedimentos para inscrição, análise, avaliação e teste de soluções desenvolvidas pela iniciativa privada.


Para mais informações acesse: http://www.telesintese.com.br/governo-de-sp-quer-mais-startups-pensando-os-servicos-publicos/

Powering European Public Sector Innovation: Towards A New Architecture



Em 2013, a Comissão Européia publicou um relatório intitulado "Powering European Public Sector Innovation: Towards A New Architecture".

Tal relatório foi elaborado por um grupo de especialistas em inovação traz informações sobre a importância e a contextualização da inovação para o setor público, bem como apresenta um conjunto de nove recomendações para a estruturação de uma nova arquitetura da inovação para o setor público na Europa, conforme a seguir.

"The first group of recommendations points the way to an improved management and ownership of innovation processes (Leading Innovation):

1. Establish a programme to empower and network innovative public leaders through 'deep-dive innovation' workshops. These would initially focus on around 50,000 key actors in European public services improving their understanding of different innovation approaches, techniques and tools.

2. Establish a 'Right to Challenge' mechanism, whereby public organizations, local governments and even Member States could apply for an exemption from an existing rule or regulation. To be granted this right, applicants have to show how they would be better able to innovate to deliver improved public outcomes with this 'Right to Challenge'.

3. Establish an EU Innovation Lab inside the European Commission to support, facilitate and foster more innovation in the work of the Commission Services. It will also provide legitimacy and coordination to the initiatives proposed by this report and will directly support the cross-cutting Innovation Mainstreaming Programme recommendation.

The second group of recommendations addresses the practical empowerment of
innovation actors (Enabling Innovation):

4. Establish a network of Innovation Single Contact Points (iSCP) in all Member States, which will provide public sector organisations with fast, practical and low-cost assistance in the development of new solutions through a peer-led process.

5. Establish an instrument to coordinate the offer of technical assistance to particular Member States in replicating existing innovations. This will support the creation of ad-hoc EU Innovation Delivery Teams run by external management officials who have overseen similar solutions in their home environment.

6. Establish an Accelerator for Digital Innovation in public services by identifying agencies across Member States that have a radical transformative potential to act as pilots and supporting their full digitisation through technology investments.

7. Establish a Public Sector Angel Fund to enable and encourage more experimentation and innovation activities in the public sector by providing easyand fast access to small-scale funding for trying out more risky solutions to problems.

A third group of recommendations seek to increase the knowledge base and provide clear benchmarks that will incentivise further innovation (Informing Innovation):

8. Establish a Dynamic Innovation Toolbox targeted at public managers, which will include a coherent set of tools focusing on collaborative innovation processes, building on a diagnostic of needs and including methodologies in human centred design and co-creation; and a comprehensive repository of innovative public policy and service approaches.

9. Establish a European Citizens’ Scoreboard for public services, thereby providing benchmarks which would allow performance measurements and comparisons, with the objective to generate information for evidence-based decision-making."


14 de set. de 2015

Design Thinking no programa Mundo S/A



Matéria sobre a MJV Tecnologia e Inovação, exibida pelo programa Mundo S/A da GloboNews em março de 2011. O programa acompanhou a equipe de Inovação da MJV durante a realização de um projeto em que o "Design Thinking" foi utilizado.


11 de set. de 2015

Usando o Design centrado no Ser Humano para fazer com que o governo trabalhe melhor e custe menos



A Agência de Gestão de Pessoal dos EUA (U.S. Office of Personnel Management - OPM) divulga matéria intitulada "Using Human-Centered Design to Make Government Work Better and Cost Less", que trata da importância do "Design Thinking" (agora, "Human-Centered Design - HDC") para o governo norte-americano, conforme sumário e "link", a seguir.

Sumário: "OSTP's Tom Kalil learns more about how USDA is using human-centered design to improve the National School Lunch Program".


9 de set. de 2015

MEC quer estimular criatividade na Educação Básica




Ministério criou grupo de trabalho para conhecer iniciativas e estabelecer políticas para educação inovadora

(Revista Educação - 04/08/2015)

O Ministério da Educação (MEC) deu início a um grupo de trabalho (GT) com o intuito de criar programas para uma educação criativa e inovadora na rede pública do país. Além de membros do MEC, foram convidados participantes de instituições do setor e acadêmicos que estudam sobre o assunto. Eles serão responsáveis por orientar a Iniciativa para Inovação e Criatividade na Educação Básica do ministério.

O primeiro passo será compilar as iniciativas de educação inovadora que já existem nas escolas do país. Isto será feito por meio de uma chamada pública prevista para setembro. Por meio dela, os educadores que já praticam projetos criativos poderão compartilhar suas ideias. As escolas também deverão apresentar, além das experiências no campo da gestão escolar, a forma como a experiência se adequou ao currículo e ao ambiente físico.

O intuito é que a partir do ano que vem o GT comece a implementar políticas e programas que fortaleçam essas experiências e definam diretrizes para as políticas educacionais brasileiras.

O grupo possuirá três atribuições principais: monitorar o desenvolvimento da iniciativa para inovação e criatividade na educação básica; ratificar documentos de referência sobre inovação e criatividade e, por fim, organizar grupos de trabalhos regionais. São integrantes do GT seis integrantes do MEC e dez lideranças educacionais. Confira:

  • Marcio Meira, assessor especial do Ministro da Educação
  • Ítalo Modesto, representante da Secretaria de Educação Básica (SEB)
  • Cláudia Guimarães, representante da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi)
  • Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, organização que operacionaliza o Centro de Referências em Educação Integral
  • José Pacheco, idealizador do Projeto ncora
  • Lucineide Pinheiro, professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
  • Glauce Gouveia, articuladora do Comitê de Educação Integral de Pernambuco junto à Fundação Joaquim Nabuco
  • Claudia Sant’anna, designer da Ecohabitare Projetos e Gaia Escola
  • Silvana Vitorassi, gerente do departamento de proteção ambiental da Itaipu Binacional
  • Sueli de Lima, coordenadora da Casa da Arte de Educar e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Maria Antonia Goulart, coordenadora geral do Movimento de Ação e Inovação Social (Mais)
  • Lucia Alvarez, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Anna Penido, diretora do Instituto Inpirare
  • Suzana Veríssimo, assessora do Gabinete do Ministro da Educação
  • Karla Monteiro, assessora do Gabinete do Ministro da Educação

Fonte:
http://revistaeducacao.com.br/textos/0/mec-quer-estimular-criatividade-na-educacao-basica-358031-1.asp

7 de set. de 2015

Design Thinking - Inovação em Negócios



A MJV, empresa especializada em "Design Thinking", Gamificação, "Big Data/Analytics", Metodologia "Lean" e Estratégia Digital disponibiliza "link" para o cadastramento e posterior "download" de um arquivo .pdf com a versão digital do livro "Design Thinking - Inovação em Negócios", conforme a seguir.


Conforme constante no sítio supracitado, "Inovar é uma tarefa árdua e muitas vezes frustrante, mas essencial para obter diferenciação no mercado. O Design Thinking aborda problemas tradicionais de negócio sob múltiplas perspectivas, ajudando a solucioná-los de maneira mais efetiva, que conduz a novos caminhos. Este livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas, ilustradas através de cases genuinamente brasileiros, para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação".

4 de set. de 2015

Tim Brown - From Design to Design Thinking



"Tim Brown is the CEO of IDEO. Among the 20 most innovative companies in the world, IDEO is a design consultancy that contributed to such innovations as the first Apple mouse and the Palm V.

IDEO's work also addresses sustainability, the design of communities, health and wellness, and enterprise for people in the world's lower income groups.

An industrial designer by training, Brown's own work has earned him numerous awards and been exhibited internationally".

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=lGOTwFvkfhU

“Design is about delivering a satisfying experience. Design thinking is about creating a multipolar experience in which everyone has the opportunity to participate in the conversation.” (“Change by Design: How Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation”, p. 192)

2 de set. de 2015

The Innovation Imperative in the Public Sector



Segue, dica de leitura do colega Bruno "The Innovation Imperative in the Public Sector: Setting an Agenda for Action".

Conforme constante do sítio da OCDE iLibrary, na página que trata da publicação em questão, "The public sector has to become more innovative if it is to tackle today’s complex challenges and meet society’s changing expectations. But becoming truly innovative requires deep and broad changes to organisational culture and operations. Drawing on evidence emerging from the OECD Observatory of Public Sector Innovation’s collection of innovative practices from around the world, this report looks at how to create a government where innovation is encouraged and nurtured".

E, conforme constante do sítio onde a publicação está disponível (a seguir), "This book identifies how organisations can improve their capacity for innovation by empowering the workforce, generating ideas, adopting new methods of work and reducing regulatory complexity".

Fonte: 

1 de set. de 2015

← Anterior Proxima  → Página inicial